Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/12/2001 - 02h37

Chuva provoca 56 pontos de alagamento

Publicidade

da Folha de S.Paulo
do Agora

Vários pontos de alagamento, congestionamento no acesso à capital, transbordamentos de córregos e pessoas ilhadas. Esse foi o panorama do final da tarde de ontem em São Paulo e na Região Metropolitana.

No começo da tarde, diante da ameaça de chuva forte, o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) decretou estado de alerta na marginal Tietê e na zona leste. Até o início da noite foram registrados 56 pontos de alagamento em toda a cidade, 31 deles intransitáveis.

A marginal Tietê foi a mais atingida por conta do transbordamento do rio. Foram registrados 20 pontos de alagamento ao longo da marginal. Não houve medição de congestionamentos, procedimento só adotado em dias úteis.

Segundo os bombeiros, não houve vítimas. Os principais atendimentos foram por queda de árvores e resgate de pessoas ilhadas. Na zona leste, o transbordamento do córrego Aricanduva deixou vários pontos intransitáveis. Um afluente do córrego inundou algumas casas na rua Ângelo Sampaio, no Jardim São João, região de São Mateus.

A defesa civil registrou o desabamento parcial de um imóvel em Pirituba (zona norte da capital), mas não houve vítimas.

Também em Pirituba, crianças ficaram presas dentro de uma carro ilhado. Os bombeiros resgataram um carro que corria risco de queda em um barranco na rua Baraúna, na Vila Dom Pedro I.

Nas estradas, a chuva prejudicou a visibilidade e deixou o tráfego lento, principalmente no acesso à capital. Quem voltava para São Paulo pelo sistema Anchieta-Imigrantes enfrentou lentidão, principalmente na serra.

Na Anchieta, foram 13 km de congestionamento. Na rodovia Padre Manoel da Nóbrega, a lentidão chegou a dez quilômetros.

O congestionamento também atingiu o sistema Piaçaguera-Guarujá, que teve 12 quilômetros de lentidão. O excesso de veículos atrapalhou ainda o tráfego no sistema Anhanguera-Bandeirantes.

Em Osasco, na Grande São Paulo, um barraco desabou na favela Socó. Uma vítima foi socorrida por populares. Em Guarulhos, dez casas ficaram inundadas e um muro caiu no bairro Jardim Lenise. Foi decretado estado de alerta em toda a cidade.

No ABC, a situação também foi crítica. Diversas pessoas ficaram presas dentro de carros em avenidas inundadas. Em Santo André, os bombeiros atenderam a dez ocorrências de pessoas ilhadas em veículos na avenida dos Estados.

Em São Caetano, diversas pessoas ficaram presas em carros na avenida Guido Liberti. O centro de São Bernardo também ficou alagado.
A chuva provocou queda de temperatura ontem na capital. O Inmet registrou máxima de 26º C, contra 30,5º C de anteontem.

A previsão para hoje é de mais chuva.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página