Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/12/2001 - 09h40

Meteorologia prevê chuva e possibilidade de alagamento hoje, em SP

Publicidade

da Folha Online

A exemplo dos últimos dias, a capital paulista pode ter hoje mais alagamentos e caos no trânsito por causa da chuva.

Segundo o GCE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da Prefeitura de São Paulo, pancadas devem ocorrer, com possibilidade de alagamentos.

Áreas de instabilidade provocadas pelo aquecimento provocam a chuva. Uma frente fria está estacionada sobre o oceano e, segundo o GCE, áreas de instabilidade do interior se deslocam para a capital.

A previsão é de que formações isoladas ocorram até o final de semana.

As chuvas de domingo provocaram 68 pontos de alagamento na cidade. Ontem (segunda-feira), foram pelo menos 30 pontos.

Verão
As chuvas dos últimos dias em São Paulo foram uma amostra do que deve se repetir durante este verão. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a previsão é que essas tempestades continuem ocorrendo no fim das tardes e nas madrugadas nas principais capitais do Sudeste.

Em 2001, devido à estiagem, as enchentes em São Paulo foram menores que as registradas nos anos anteriores. Mas em 2002 as grandes enchentes devem se repetir, devido a uma grande concentração de chuvas sobre as áreas que abrangem São Paulo, Rio de Janeiro de Minas Gerais.

As temperaturas nessas regiões devem ser menores que as registradas durante a estiagem de 2001, entre janeiro e fevereiro, exceto nos "veranicos", que podem durar nos máximo duas semanas.

Segundo o Inmet, as temperaturas na região devem alcançar valores superiores a 38 graus, principalmente no Rio de Janeiro.

O racionamento de energia pode ser definitivamente suspenso após o verão se as previsões de chuva, anunciadas ontem pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), forem confirmadas. A afirmação é do ministro de Minas e Energia, José Jorge.


Leia mais   sobre as chuvas

Veja o site Tempo da Folha Online-Weather
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página