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20/12/2001
-
00h22
FÁBIO PORTELA
da Folha Online
Com a chegada das festas de fim de ano, a maioria das concessionárias que operam as rodovias de São Paulo já traçaram seus planejamentos para tentar minimizar os congestionamentos.
A expectativa dos técnicos é de que o tráfego siga comportamento semelhante tanto no Natal quanto no Ano Novo. Isso deve acontecer porque os dois feriados caem nos mesmos dias da semana - segundas e terças-feiras. Portanto, o motorista deverá enfrentar tráfego mais intenso nas sextas-feiras e nos sábados anteriores aos feriados.
No caso do Natal, o pico de tráfego deverá acontecer amanhã depois das 17h e na manhã do sábado, dia 22. Já no feriado de Ano Novo, a situação deve ser mais complicada na sexta-feira, dia 28, e no sábado, dia 29.
É claro que pode haver algumas alterações, já que o trânsito é pouco previsível, mas de uma forma geral a "regra" descrita acima deve se manter em todas as rodovias de São Paulo.
O pior horário para a volta dos feriados, da mesma maneira, também deve apresentar um paralelo entre as duas datas. No Natal, o motorista deve enfrentar congestionamento no sentido de São Paulo no próprio dia 25, terça-feira, depois do almoço. No Réveillon, o pico de tráfego deve acontecer na tarde e na noite do dia 1º de janeiro, também uma terça-feira.
Sistema Anchieta-Imigrantes
Todas as grandes estradas, como a Castelo Branco, a Dutra, a Fernão Dias e o sistema Anhanguera-Bandeirantes, deverão apresentar tráfego bem acima do normal, mas os maiores congestionamentos, como já se tornou tradicional, são esperados no sistema Anchieta-Imigrantes.
A Ecovias, empresa que cuida da administração do sistema, prevê que o volume de tráfego na serra desde amanhã até o próximo diz 31 fique entre 760 mil e um milhão de veículos.
Para que o motorista tente escapar dos congestionamentos, vale a pena conferir a tabela abaixo, com o planejamento da empresa para a operação das pistas da Anchieta e da Imigrantes. Uma dica: nos dias em que há indicação da operação descida no esquema 5x2, a Ecovias acredita que teremos os piores congestionamentos. Quem puder, deve tentar evitar estes horários.
Depois da tabela, há uma legenda com a descrição detalhada de cada uma das operações.
Entenda as operações da Ecovias
Operação 4x3 (Anchieta): descida pelas duas faixas da Pista Sul e as duas faixas da Pista Norte (somente veículos de passeio), da Via Anchieta. Subida pelas três faixas da Rodovia dos Imigrantes
Operação 4x3 (Imigrantes): descida pelas duas faixas da Pista Sul da Via Anchieta e duas faixas reversíveis (apenas veículos de passeio) da Rodovia dos Imigrantes (do km 40 ao km 62). Subida pelas duas faixas da Pista Norte da Via Anchieta e por uma faixa da Rodovia dos Imigrantes (apenas veículos de passeio).
Operação 3x4 (Imigrantes): descida pelas duas faixas da Pista Sul da Via Anchieta e uma faixa reversível (apenas veículos de passeio) da Rodovia dos Imigrantes (do km 40 ao km 62). Subida pelas duas faixas da Pista Norte da Via Anchieta e por duas faixas da Rodovia dos Imigrantes (apenas veículos de passeio)
Operação 5x2 (Imigrantes): descida pelas duas faixas da Pista Sul da Via Anchieta e também pelas três faixas da Rodovia dos Imigrantes. Subida pelas duas faixas da Pista Norte da Via Anchieta.
Operação 2x5 (Normal/subida): descida pelas duas faixas da Pista Sul da Via Anchieta. Subida pela Rodovia dos Imigrantes e duas faixas da Pista Norte da Via Anchieta. Os caminhões e ônibus deverão, por questão de segurança, utilizar obrigatoriamente a Pista Norte da Via Anchieta para subida da serra neste período.
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da Folha Online
Com a chegada das festas de fim de ano, a maioria das concessionárias que operam as rodovias de São Paulo já traçaram seus planejamentos para tentar minimizar os congestionamentos.
A expectativa dos técnicos é de que o tráfego siga comportamento semelhante tanto no Natal quanto no Ano Novo. Isso deve acontecer porque os dois feriados caem nos mesmos dias da semana - segundas e terças-feiras. Portanto, o motorista deverá enfrentar tráfego mais intenso nas sextas-feiras e nos sábados anteriores aos feriados.
No caso do Natal, o pico de tráfego deverá acontecer amanhã depois das 17h e na manhã do sábado, dia 22. Já no feriado de Ano Novo, a situação deve ser mais complicada na sexta-feira, dia 28, e no sábado, dia 29.
É claro que pode haver algumas alterações, já que o trânsito é pouco previsível, mas de uma forma geral a "regra" descrita acima deve se manter em todas as rodovias de São Paulo.
O pior horário para a volta dos feriados, da mesma maneira, também deve apresentar um paralelo entre as duas datas. No Natal, o motorista deve enfrentar congestionamento no sentido de São Paulo no próprio dia 25, terça-feira, depois do almoço. No Réveillon, o pico de tráfego deve acontecer na tarde e na noite do dia 1º de janeiro, também uma terça-feira.
Sistema Anchieta-Imigrantes
Todas as grandes estradas, como a Castelo Branco, a Dutra, a Fernão Dias e o sistema Anhanguera-Bandeirantes, deverão apresentar tráfego bem acima do normal, mas os maiores congestionamentos, como já se tornou tradicional, são esperados no sistema Anchieta-Imigrantes.
A Ecovias, empresa que cuida da administração do sistema, prevê que o volume de tráfego na serra desde amanhã até o próximo diz 31 fique entre 760 mil e um milhão de veículos.
Para que o motorista tente escapar dos congestionamentos, vale a pena conferir a tabela abaixo, com o planejamento da empresa para a operação das pistas da Anchieta e da Imigrantes. Uma dica: nos dias em que há indicação da operação descida no esquema 5x2, a Ecovias acredita que teremos os piores congestionamentos. Quem puder, deve tentar evitar estes horários.
Depois da tabela, há uma legenda com a descrição detalhada de cada uma das operações.
Entenda as operações da Ecovias
Operação 4x3 (Anchieta): descida pelas duas faixas da Pista Sul e as duas faixas da Pista Norte (somente veículos de passeio), da Via Anchieta. Subida pelas três faixas da Rodovia dos Imigrantes
Operação 4x3 (Imigrantes): descida pelas duas faixas da Pista Sul da Via Anchieta e duas faixas reversíveis (apenas veículos de passeio) da Rodovia dos Imigrantes (do km 40 ao km 62). Subida pelas duas faixas da Pista Norte da Via Anchieta e por uma faixa da Rodovia dos Imigrantes (apenas veículos de passeio).
Operação 3x4 (Imigrantes): descida pelas duas faixas da Pista Sul da Via Anchieta e uma faixa reversível (apenas veículos de passeio) da Rodovia dos Imigrantes (do km 40 ao km 62). Subida pelas duas faixas da Pista Norte da Via Anchieta e por duas faixas da Rodovia dos Imigrantes (apenas veículos de passeio)
Operação 5x2 (Imigrantes): descida pelas duas faixas da Pista Sul da Via Anchieta e também pelas três faixas da Rodovia dos Imigrantes. Subida pelas duas faixas da Pista Norte da Via Anchieta.
Operação 2x5 (Normal/subida): descida pelas duas faixas da Pista Sul da Via Anchieta. Subida pela Rodovia dos Imigrantes e duas faixas da Pista Norte da Via Anchieta. Os caminhões e ônibus deverão, por questão de segurança, utilizar obrigatoriamente a Pista Norte da Via Anchieta para subida da serra neste período.
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