Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/01/2002 - 23h17

Três apagões seguidos deixam 50% do Estado do Pará no escuro

Publicidade

da Agência Folha

Uma sequência de três apagões deixou pelo menos 50% do Estado do Pará no escuro na noite desta quinta-feira por causa de um problema em uma subestação de energia no sistema Tucuruí, da Eletronorte. O blecaute deixou pelo menos 3 milhões de pessoas sem energia.

Até as 22h [horário de Brasília e 21h no Pará], a Eletronorte não sabia a razão do problema que afetou a torre próxima ao município de Barcarena, nordeste do Estado do Pará.

Segundo o gerente da Regional de Transmissão do Pará, Francisco Roberto Reis França, a principal hipótese para a queda de energia foi uma falha elétrica provocada no sistema automático da subestação. "O problema ocorreu na principal subestação que recebe cerca de 500 mil volts da Hidrelétrica de Tucuruí." O gerente confirmou que toda região nordeste do Estado ficou no escuro.

Segundo a assessoria de imprensa da Eletronorte, uma equipe de técnicos da empresa foi deslocada de helicóptero até a central de energia próximo ao município de Barcarena para resolver o problema.

Cerca de 80 municípios do Estado estavam sem energia elétrica até as 22h. O Estado tem 143 municípios.

O primeiro apagão ocorreu às 18h04 [horário de Brasília]. A energia foi retomada por alguns minutos por volta das 19h30.

Às 21h20, a energia foi retomada, mas acabou vinte minutos depois.

Às 22h40, a energia havia voltado, mas a Eletronorte não garantiu a manutenção do sistema durante a madrugada.

Em Belém, o apagão provocou confusão no trânsito da cidade em razão do desligamento dos semáforos da cidade.

Os plantões policiais da capital paraense também tiveram mais trabalho no escuro, com um aumento de pelo menos 10% nos registro de ocorrência.

Segundo a Eletronorte, uma equipe de 50 técnicos passaria a madrugada no local para resolver o problema.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página