Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/01/2002 - 09h44

Policial e morador ajudam a combater violência no Jardim Ângela

Publicidade

da Revista da Folha

Entre os moradores do Jardim Ângela, na zona sul, a quadra de esportes inacabada ficou conhecida como "fumódromo" abandonada desde o governo Pitta, o matagal escondia até os vestiários e virou ponto de encontro de usuários de droga.

Era mais um fator de insegurança no bairro que, em 2000, ocupou o sexto lugar no ranking de bairros paulistanos mais violentos média de 91,45 assassinatos por 100 mil habitantes, segundo o Proaim, o órgão municipal que acompanha os índices de mortalidade em São Paulo.

A mudança do cenário envolveu todo mundo: associação do bairro, policiais da base comunitária da Polícia Militar no Jardim Ângela, comerciantes, moradores.

Cada um ajudou como pôde. Portas, maçanetas, vasos sanitários, lavatórios, torneiras, fiação elétrica, vidros e tintas foram doados pelos comerciantes. População e policiais fizeram um mutirão para arrancar o mato, limpar a quadra, instalar equipamentos, pintar paredes.

"Não imaginava que, por trás do matagal, tinha um lugar como esse", diz o vidraceiro Agrimário de Oliveira Coelho, 43, olhando o centro desportivo, inaugurado em meados do ano passado. Agrimário foi voluntário aos domingos, assim como o cabo da PM Raimundo do Carmo Azevedo, 39, que durante cinco folgas trabalhou como pedreiro e encanador. "Faço novamente, se for necessário. Assim, demonstramos à população que estamos ao lado deles", diz.

Uma das alas do centro virou sede da associação dos moradores, onde são distribuídos remédios, leite e cestas básicas aos mais carentes. A associação polícia-comunidade deu tão certo que voltou a se repetir. Também com a ajuda dos comerciantes, a PM construiu em frente à sua sede um palco com 50 m2, franqueado para apresentações de música e dança, principalmente hip hop, o ritmo da periferia.

Nome: Sociedade dos Amigos Unidos do Jardim São Manuel, Jardim Angela e Adjacências
Criação: 1977
Ação: parceria com comerciantes e PM para construção e conservação de espaços públicos
Contato: tel. 5831-0185

Leia também:
  • Paulistanos se organizam em grupos para melhorar a cidade

  • Radioamador convoca voluntários para limpar represas de SP

  • "Paz" no Alto da Lapa é garantida por grupo de moradores

  • Grupo restaura escola de SP em que estudou nos anos 60

  • Advogado mantém praça "dos sonhos" em bairro de São Paulo

  • Potiguar faz tudo pelo parque do Ibirapuera

  • Motoqueiro faz trabalho de "fiscal" de São Paulo

  • Saiba o que fazer para ajudar a melhorar São Paulo


  • Leia mais notícias sobre os 448 anos de São Paulo
     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página