Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/01/2002 - 06h06

Preso em SP ex-petista "simpatizante" da Farb

Publicidade

da Folha de S.Paulo

O motorista desempregado Vanildo Rossi Moretti, 48, foi detido na tarde de ontem por estar distribuindo cópias da carta da Farb (Frente de Ação Revolucionária Brasileira) na praça Ramos de Azevedo, região central.

Na carta, enviada a diversos membros do partido, a organização assume o assassinato do prefeito de Campinas, Toninho do PT, ocorrido em setembro do ano passado, e afirma que "crimes sem precedentes irão acontecer".

Moretti, que está desempregado há três anos, diz não ter ligação com a Farb. "Tenho três anos de militância em São Paulo. Prego o esclarecimento político. Quanto aos panfletos, distribuo por simpatia. Quero um movimento revolucionário no meu país."

Moretti diz ser hoje filiado ao Partido Verde e afirma ter sido do PT de 1983 até o ano passado. Ele afirma que já se candidatou a vereador e a deputado federal.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral, Vanildo recebeu 2.025 votos na eleição de 2000, quando se candidatou a vereador pelo PT.

"Não tenho nada a ver com a Farb. Sou um passa-fome, sem-teto e sem recursos", disse Moretti, que mora em um prédio invadido no Ipiranga (zona sul).

Segundo o delegado Aloísio Pires de Araújo, da Delegacia de Proteção ao Turista, Moretti é um "elemento perigoso". Para ele, há uma grande possibilidade de a Farb ser formada por dissidentes de alas mais radicais do PT.

A polícia encontrou um pé de maconha na casa de Moretti, que será indiciado por tráfico de drogas e por apologia ao crime, podendo pegar de três a 15 anos de prisão. Ele já tem passagem na polícia por furto.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página