Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/01/2002 - 21h32

Farb utilizou serviço de site do PR para ameaçar políticos do PT

Publicidade

da Agência Folha

Um dos sócios do site da internet www.cnol.com.br, Fernando Braga, confirmou nesta quinta-feira que a maioria das mensagens com ameaças dirigidas a políticos do PT foi emitida a partir de um serviço de e-mail de políticos disponível no site. Os administradores do site, que fica em Maringá (PR), estão rastreando o servidor desde dezembro.

"A partir de terça, não detectamos mais nenhum acesso", afirmou Braga. Ele diz que no período os administradores do site detectaram cerca de 150 mensagens assumidas pela Farb (Frente de Ação Revolucionária Brasileira).

Em algumas das mensagens, a Farb assumiu os assassinatos dos prefeitos de Campinas, Antonio da Costa Santos, e de Santo André, Celso Daniel. Todos os relatórios do site são enviados à Polícia Federal, em Brasília.

O site opera há quatro anos. Ele está baseado na avenida Brasil, em Maringá, norte do Paraná. Seus sócios travam uma briga judicial com o governo federal, pelo registro do domínio na internet dos nomes "congressonacional.com.br" e "congressonacionalonline". A tradução de cnol é Congresso Nacional On Line.

O site oferece uma página com lista de endereços eletrônicos de congressistas. Ela pode ser utilizada por qualquer cidadão.

Foi via cnol que seguiram as seis mensagens com ameaças, na madrugada de terça, endereçadas a quatro políticos do PT. O deputado federal José Genoíno (SP) recebeu três. A senadora Heloísa Helena (AL) e os deputados José Dirceu e Telma de Souza, ambos paulistas, foram os outros alvos.

Segundo Braga, as mensagens da Farb via cnol começaram contendo ameaça ao deputado federal Aloísio Mercadante (SP), em novembro. O deputado procurou a Polícia Federal, que contatou os donos do site. "Mas à época ninguém deu bola", diz Braga. Policiais federais só refizeram contato com o seqüestro do prefeito de Santo André.

Nos relatórios passados à PF, consta o número do IP do computador de onde partiu a mensagem e o conteúdo do texto. Para o sócio do site, as últimas mensagens foram emitidas por uma única pessoa.

"As ameaças são as mesmas, mas o conteúdo muda de um destinatário para outro", explicou o diretor do site. O rastreamento também mostrou que o internauta demora na emissão entre uma mensagem e outra.

Na terça, a primeira emissão se deu à 0h12, para Genoíno. À 1h01, o escolhido foi José Dirceu. À 1h39 seguiu a ameaça para Heloísa Helena. Às 2h10, a escolhida foi Telma de Souza. Genoíno voltaria a ser o alvo das mensagens às 2h31 e às 2h45.

Braga diz que o fato de o site ser utilizado para ameaças de morte a políticos não o demove a manter a página no ar. "Ela foi criada para facilitar o acesso dos cidadãos com seus representantes". Ele diz já ter recebido queixas anteriores. "Muita gente xinga deputados e senadores nas mensagens, mas eles sabem que isso faz parte", afirmou.

Leia mais
sobre o assassinato do prefeito de Santo André, Celso Daniel

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade