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25/01/2002
-
07h02
da Folha de S.Paulo
O bonde, que deixou as ruas de São Paulo em 1968, voltará a circular pela Luz. A Secretaria de Estado da Cultura restaurou um veículo de 1907 e conseguiu a doação dos trilhos, mas, agora, depende da autorização da prefeitura para iniciar a instalação da infra-estrutura necessária.
Segundo o secretário Marcos Mendonça, o novo bonde circulará apenas nos fins de semana e feriados, para não prejudicar o tráfego da região. O itinerário será turístico e percorrerá a maioria das construções históricas da Luz.
Há cerca de dois anos, Mendonça encomendou à empresa TWK Engenheiros Associados um estudo para viabilizar o bonde na Luz. A empresa fez levantamento do trânsito e do patrimônio e propôs três itinerários -dos quais um foi escolhido. O projeto obteve aval da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e chegou a ser aprovado em todas as outras instâncias da prefeitura em dezembro de 2000, quando o ex-prefeito Celso Pitta (PTN) deixou o Palácio das Indústrias.
Empecilhos
A mudança da administração forçou a reapresentação do projeto, que está em análise até hoje. Um dos empecilhos seria o fato de o bonde exigir fiação aérea. O primeiro sistema pensado pela TWK seria o de um veículo movido a energia. Como a prefeitura ainda não definiu se irá aterrar ou não os cabos da região, a opção foi esperar pela definição.
Para Mendonça, a fiação não é impedimento. "Podemos utilizar um combustível alternativo, como diesel ou gás. Os trilhos são os únicos equipamentos imprescindíveis", diz o secretário, que aposta na assinatura do protocolo do Projeto Luz Monumenta para alavancar o plano do bonde.
O passeio, afirma o secretário, inclui várias paradas, entre as quais a da praça Coronel Fernando Prestes -onde os turistas poderiam usar a passagem subterrânea do metrô para visitar o Museu de Arte Sacra, do outro lado da avenida Tiradentes.
A "garagem" do bonde seria no Casarão Santos Dumont, na alameda Cleveland, onde o veículo ficaria exposto à visitação nos dias em que não circular.
Leia mais notícias sobre os 448 anos de São Paulo
Bonde voltará a circular nas ruas de São Paulo
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O bonde, que deixou as ruas de São Paulo em 1968, voltará a circular pela Luz. A Secretaria de Estado da Cultura restaurou um veículo de 1907 e conseguiu a doação dos trilhos, mas, agora, depende da autorização da prefeitura para iniciar a instalação da infra-estrutura necessária.
Segundo o secretário Marcos Mendonça, o novo bonde circulará apenas nos fins de semana e feriados, para não prejudicar o tráfego da região. O itinerário será turístico e percorrerá a maioria das construções históricas da Luz.
Há cerca de dois anos, Mendonça encomendou à empresa TWK Engenheiros Associados um estudo para viabilizar o bonde na Luz. A empresa fez levantamento do trânsito e do patrimônio e propôs três itinerários -dos quais um foi escolhido. O projeto obteve aval da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e chegou a ser aprovado em todas as outras instâncias da prefeitura em dezembro de 2000, quando o ex-prefeito Celso Pitta (PTN) deixou o Palácio das Indústrias.
Empecilhos
A mudança da administração forçou a reapresentação do projeto, que está em análise até hoje. Um dos empecilhos seria o fato de o bonde exigir fiação aérea. O primeiro sistema pensado pela TWK seria o de um veículo movido a energia. Como a prefeitura ainda não definiu se irá aterrar ou não os cabos da região, a opção foi esperar pela definição.
Para Mendonça, a fiação não é impedimento. "Podemos utilizar um combustível alternativo, como diesel ou gás. Os trilhos são os únicos equipamentos imprescindíveis", diz o secretário, que aposta na assinatura do protocolo do Projeto Luz Monumenta para alavancar o plano do bonde.
O passeio, afirma o secretário, inclui várias paradas, entre as quais a da praça Coronel Fernando Prestes -onde os turistas poderiam usar a passagem subterrânea do metrô para visitar o Museu de Arte Sacra, do outro lado da avenida Tiradentes.
A "garagem" do bonde seria no Casarão Santos Dumont, na alameda Cleveland, onde o veículo ficaria exposto à visitação nos dias em que não circular.
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