Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/01/2002 - 11h07

João Donato mostra sua MPB "diferente" no Festival de Verão

Publicidade

da Folha de S.Paulo, no Vale do Paraíba

Canções consagradas e novas composições fazem parte do repertório do show que o cantor e compositor João Donato apresenta no litoral norte neste final de semana, no "3º Festival de Verão".

O músico é um dos maiores representantes do jazz brasileiro e afirma que a MPB que faz "é diferente".

Do repertório do show farão parte as músicas "A Paz", "Simples Carinho", "A Rã" e "Amazonas". Da nova remessa de canções, o músico deve apresentar somente seis composições, que ainda não foram definidas por ele.

Em sua apresentação, o músico vai estar acompanhado pelo filho Donatinho (teclado), por Luiz Alves (contrabaixo) e Robertinho Silva (bateria).

Com 50 anos de carreira, Donato deve lançar em maio um novo CD, ainda sem título definido. O álbum vai ter a participação especial de João Bosco, Joyce, Marcelo D2 e Marisa Monte.

Segundo Donato, Marisa Monte vai participar na canção "Nunca Mais", que ela compôs em sua parceria.

Neste ano, o músico ainda deve lançar mais dois CDs. Os álbuns foram gravados no ano passado, junto com mais cinco discos, lançados em 2001.

Além dos novos álbuns, o compositor está preparando excursões para Japão e Rússia. As datas ainda não estão definidas.

No ano passado, Donato esteve no Japão e nos Estados Unidos. O músico afirmou que se apresenta com mais frequência fora do Brasil. "Eu fico muito tempo sem me apresentar no país", disse.

Segundo ele, o motivo de suas poucas apresentações por aqui é o fato de seu estilo não ser considerado popular.

"Eu me considero popular, só que minhas músicas não tocam nas rádios o dia inteiro. Se tocarem com essa frequência, eu serei popular", afirmou Donato.

Para o músico, o conceito de ser popular é vago porque nem todos conseguem o que ele fez.

"Em menos de um ano, gravei oito discos e fiz várias participações com outros artistas", disse.

As apresentações no litoral norte serão as primeiras do ano da agenda de Donato, que está feliz com o resultado do mais recente CD, "Ê Lalá Lay-Ê", sucesso de crítica.

"A mídia sempre elogiou meu trabalho, mas não vendo muitos discos", afirmou Donato.

O músico também critica a posição da mídia, que dá espaço sempre para os mesmos artistas e ritmos. "A minoria é que faz sucesso", declarou.

No novo trabalho, Donato dosa jazz, samba, latinidade e bossa de forma suave, em canções de melodias simples, mas não raro memoráveis.

No CD, Donato volta a cantar depois de seis anos sem produzir sequer um "sussurro" ao seu público.

"Exílio"
Ao contrário do que se pensa, João Donato não é carioca. Ele nasceu no Acre e foi para o Rio de Janeiro na década de 40.

Na década de 50, veio o interesse pela bossa-nova e pelo jazz, tocando na boate Plaza, reduto do também jazzista Johnny Alf.

Por causa da música, suas viagens para fora do país começaram logo em 1959, quando foi para o México, seguindo logo depois para os Estados Unidos, onde morou por mais de dez anos.

Shows
Donato se apresenta hoje em Caraguatatuba e amanhã em São Sebastião. Sábado é a vez de Ilhabela e, no domingo, encerrando a 3ª edição do Festival de Verão, em Ubatuba.

As apresentações gratuitas acontecem sempre às 21h.

Leia mais:
  •   veja site especial sobre o verão
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página