Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/02/2002 - 14h51

Galo da Madrugada reúne milhares de pessoas em Recife

Publicidade

FÁBIO GUIBU
da Agência Folha, em Recife

O mundo árabe e os personagens da guerra do Afeganistão inspiraram as fantasias dos participantes do desfile de abertura oficial do Carnaval de rua de Recife, realizado hoje pelo Galo da Madrugada.

Mulheres vestidas com burcas coloridas enfrentaram o calor e desfilaram cobertas da cabeça aos pés ao lado de homens fantasiados de Bin Laden. Orquestras de frevo saíram às ruas com vestimentas árabes. Todos pediam a paz no mundo.

Uma passoa, com roupas de carteiro e usando máscara protetora, distribuiu cartas com talco, em alusão aos atentados com antraz. O prefeito de Recife, João Paulo (PT), recebeu uma, desejando a ele "um estouro" de Carnaval.

O Galo iniciou o desfile com um atraso de 45 minutos devido a problemas para reunir os 30 trios elétricos que participaram da festa. Orientados a tocar apenas frevo, sob pena de exclusão imediata do bloco, os carros de som começaram a sair do Forte das Cinco Pontas, local da concentração, às 10h15.

A previsão é de que o último veículo passe pela apoteose, distante quatro quilômetros, somente às 17h.

O número de participantes do Galo da Madrugada aumenta à medida em que o bloco desfila em direção ao centro da cidade. Milhares de pessoas aguardavam a passagem do carro abre-alas nas ruas próximas ao corredor principal para se integrar ao desfile.

Na avenida Guararapes, local da apoteose, outras pessoas esperavam a chegada do Galo, animados por bandas que se revezavam em um palco montado ao lado do rio Capibaribe. No rio, cerca de 50 embarcações enfeitadas também aguardavam a passagem do bloco carnavalesco.

Este ano, o Clube de Máscaras Galo da Madrugada comemora 25 anos de desfiles. Criado em 1977 por Enéas Freire, atual presidente, saiu às ruas pela primeira vez em 1978, com apenas 70 integrantes fantasiados de almas.

No início, o bloco iniciava a festa às 5h30. Com o tempo, a saída foi sendo adiada e, nos últimos anos, ela acontecia às 10h. Este ano os organizadores pretendiam antecipar o horário em meia hora, mas não conseguiram.

Para comemorar o jubileu de prata, um carro alegórico transportou a estátua de um galo vestido em traje de gala, com uma taça de champanhe na mão.

  • Veja site especial sobre o Carnaval
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página