Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/02/2002 - 09h08

Diversão no litoral também fica longe do continente

Publicidade

da Folha de S.Paulo

A diversão no litoral não está só nas praias do continente. Ela pode ser encontrada no meio do oceano, mais precisamente numa das várias ilhas que ficam a poucos quilômetros mar adentro a partir das principais praias.

No litoral norte, de São Sebastião a Ubatuba, existem pelo menos 12 ilhas que merecem uma visita. Algumas são acessíveis a nado, como a da Maranduba, em Ubatuba (veja quadro ao lado).

Outras reservam os melhores banhos da região, como As Ilhas, em São Sebastião. O local tem duas praias, uma delas com águas calmas, mornas e cristalinas.

Com seus 828 hectares de terra e picos de até 339 metros de altura, a ilha Anchieta, em Ubatuba, deve ser visitada com calma. Tem história, graças a um presídio centenário, e trilhas para serem percorridas com crianças de colo, como a do Engenho, ou de tênis e mochila nas costas, como a que leva à praia do Sul. Caminhadas ecológicas e históricas são boas opções em várias das ilhas.

Guias recepcionam os turistas e ensinam quais passeios fazer e como se comportar corretamente. Pesca e retirada de plantas e animais são proibidas, por exemplo.

As marinas alugam lanchas para quem quiser conhecer a ilha.

Quem gosta de mergulhar tem boas opções em Ubatuba. A ilha Prumirim, localizada em frente à praia de mesmo nome, tem areias brancas e águas claras.

Ainda em Ubatuba, outro ponto bom para mergulho é a ilha Vitória, com fauna marinha rica.

A ilha das Couves é mais uma opção para quem está na cidade. Tem praias semidesertas, frequentadas por campistas.

Em Caraguatatuba, a ilha Tamanduá oferece praias para banho e uma pequena trilha.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página