Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/02/2002 - 17h33

Desfile do bloco Bacalhau do Batata faz 40 anos em Olinda

Publicidade

da Agência Folha

Pelo menos 15 blocos mantiveram hoje a tradição de desfilar na quarta-feira de Cinzas, em Olinda. O mais famoso deles, o Bacalhau do Batata, completou 40 anos de existência arrastando cerca de 10 mil pessoas.

Mantendo a tradição do atraso na saída, o Bacalhau deixou o Alto da Sé, local da concentração, duas horas depois do previsto, às 11h, após a distribuição de 2.500 copos plásticos com munguzá (iguaria feita de grãos de milho) aos foliões.

Puxados pelo estandarte da agremiação, feito com um bacalhau aberto, legumes e verduras pendurados, os foliões seguiram bonecos gigantes e dançaram ao som de orquestras de frevo por cerca de seis quilômetros.

Na praça em frente à prefeitura, ponto de maior movimentação no Carnaval de Olinda, o Bacalhau se uniu ao bloco Vassourão, dos garis da cidade. No início da tarde a agremiação "Os Irresponsáveis" realizou seu 20º desfile, com três trios elétricos e uma frevioca (trio elétrico de frevos).

O Bacalhau do Batata foi criado em 1962 pelo garçom Isaías Ferreira da Silva, o Batata, para proporcionar um dia de festa aos que trabalharam durante o Carnaval.

Batata morreu em 1993, mas a brincadeira continuou. Na trilha do Bacalhau, a folia na quarta-feira de Cinzas cresceu e diversas agremiações surgiram na cidade.

Entre as que prosperaram está o Bicho Maluco Beleza, do canto Alceu Valença. O bloco desfila à noite, com o músico fantasiado de urso.

Em Recife, o último desfile acontecerá domingo, na praia de Boa Viagem. O Camburão da Alegria, dos policiais militares, espera arrastar cerca de 100 mil foliões na festa.

Leia mais notícias sobre o Carnaval
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página