Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/02/2002 - 23h23

Delegado confirma que PCC é autor de atentado à secretaria

Publicidade

CONSTANÇA TATSCH
Folha Online

O Delegado Seccional Centro, Jorge Carlos Carrasco, confirmou que o lençol encontrado em frente à Secretaria da Administração Penitenciária após a explosão de hoje no prédio é assinada pelo PCC. O policial não quis mostrar a faixa. "Não vamos dar moral para bandido", disse.

O PCC (Primeiro Comando da Capital) é uma organização criminosa criada dentro de presídios de São Paulo.

Escrito com letras em vermelho e preto, a faixa encontrada hoje traz ameaças ao governador Geraldo Alckmin, ao secretário da Administração Penitenciária, Nagashi Furukawa, a agentes penitenciários e seus familiares.

De acordo com Carrasco, o governador "não se intimidará" com essas atitudes. O delegado afirmou ainda que considera uma postura "covarde" ameaçar a família dos agentes. "Assim como os presos querem respeito para seus familiares eles devem respeitar também os familiares dos funcionários públicos. Isso é covardia."

O ataque de hoje fará parte do mesmo inquérito que apura o atentado da última quarta-feira (13). "A polícia está na linha certa. Essa ato não ficará impune."

Duas pessoas foram identificadas como suspeitas do primeiro ataque, mas ninguém foi preso até o momento.

O delegado não soube informar sobre as medidas de segurança que serão adotadas pelo governo estadual, mas afirmou que "a polícia vai estar com os olhos voltados não só para o prédio da secretaria mas também para todos os órgãos públicos do Estado".

A bomba que atingiu hoje a secretaria seria, segundo informações do Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais), uma granada de gás lacrimogênio modelo GL 305-Condor, usada pelas tropas de choque e semelhante a usada no outro ataque.

Veja a íntegra do texto do PCC
"Nós também não nos sentimos intimidados nem com a polícia e nem com você, Alckmin, e nem com você Nagashi e se vocês continuarem com os maus-tratos no sistema penitenciário nós vamos começar a matar os funcionários dentro do sistema e os seus familiares na rua", diz texto escrito na faixa. Assina a mensagem com as ameaças a diretoria PCC. Há também, no final o número 1533 e os dizeres Paz, Justiça e Liberdade.

Leia mais:
  •  Faixa encontrada após explosão traria ameaças do PCC a Alckmin

  •  Testemunha diz que bomba foi "colocada" na frente da secretaria

  •  Vigia de secretaria diz que não pôde ver quem colocou bomba

  • Polícia acha faixa em frente à Secretaria da Administração Penitenciária

  • PCC pode ser autor de atentato contra carcereiros em São Vicente

  • Suspeitos de atentado a secretaria penitenciária são detidos

  • PCC pode ser autor do atentato à secretaria estadual

  • Explosão na secretaria estadual foi sentida a 40 metros do local

  • Ônibus da secretaria penitenciária foi alvo de atentado em janeiro
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página