Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/11/2008 - 14h56

Polícia apreende caça-níqueis e motos na Cidade de Deus; dois suspeitos morrem

Publicidade

LUISA BELCHIOR
Colaboração para a Folha Online, no Rio

Ao menos 20 máquinas de caça-níqueis e dez motos supostamente roubadas foram apreendidas na operação que acontece nesta terça-feira na Cidade de Deus, em Jacarepaguá (zona oeste do Rio). Uma pessoa foi presa e três detidas. Mais cedo, dois supostos criminosos morreram em tiroteio com a polícia.

Por causa da troca de tiros, as escolas suspenderam as atividades, e 7.730 crianças estão sem aulas, segundo a Secretaria Municipal de Educação. Batizada de A Cidade de Deus é de Deus, a operação tem por objetivo sufocar todo o tipo de ação criminosa cometida dentro da favela, de acordo com o comandante do 18º Batalhão de Polícia Militar (Jacarepaguá), tenente-coronel Luigi Gato, que coordena a operação.

A PM (Polícia Militar) também quer, com a ação, diminuir o número de assaltos em áreas próximas da favela, sobretudo os bairros de Jacarepaguá e Barra da Tijuca, que tem residências de classe média alta. "Os índices criminais vão ser bastantes reduzidos", disse o tenente-coronel Luigi Gato.

Segundo Gato, a maioria dos roubos e furtos nessas áreas é cometida por criminosos da Cidade de Deus. "A nossa intenção da operação é de ocupar, para diminuir o potencial lesivo que os traficantes têm na comunidade e no entorno, principalmente Jacarepaguá e Barra da Tijuca".

A ação vinha sendo articulada desde o início do ano pelo Comando de Policiamento de Áreas da PM. A intenção é que os policiais ocupem a favela, a partir desta terça-feira, sem data para sair de lá, nos moldes da ocupação feita ano passado pela PM na Vila Cruzeiro, na Penha (zona norte).

Até o início da tarde de hoje, os policiais haviam apreendido, além das máquinas de caça-níqueis e as motos, duas armas, munição para fuzil e drogas. Todo o material está 32ª Delegacia de Polícia (Taquara).

De acordo com a PM, os dois homens mortos durante tiroteio eram traficantes do morro.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página