Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/07/2000 - 15h48

Rompimento de adutora deixa Sumaré sem água

Publicidade

MÁRIO TONOCCHI, da Folha Online, em Campinas

Metade dos 200 mil moradores de Sumaré, cidade próxima a Campinas, no interior de São Paulo, está sem água potável desde a madrugada de ontem, depois do rompimento de uma adutora. A outra metade dos moradores da cidade passa pelo racionamento do produto há 15 dias.

O fornecimento da metade da cidade que ainda não estava no racionamento foi interrompido depois do rompimento da adutora que leva água do rio Atibaia para a Estação de Tratamento (ETA) 2. A falta de água afeta os bairros de Nova Veneza, Matão e da região da Área Cura.

O racionamento instaurado há 15 dias estava afetando apenas os moradores da região central. A estiagem, que chega hoje a 108 dias na região, praticamente secou a barragem do Marcelo, que abastece a ETA 1, responsável pelo abastecimento do centre de Sumaré.

O rompimento é o segundo em menos de 20 dias. Em 27 de junho aconteceu o primeiro rompimento, mesmo depois de obras de manutenção realizadas pela Sabesp.

O conserto da adutora está acontecendo nesta tarde. Mesmo assim a volta ao abastecimento normal da região da ETA 2 só deve ser normalizado na próxima terça-feira.

O diretor administrativo do departamento de água e esgoto de Sumaré, Reginaldo Tosta, disse hoje que o DAE deve levar pelo menos 48 horas para voltar a abastecer aproximadamente 50 mil pessoas depois que adutora for consertada.

Ele pretende, mas ainda não sabe como, contratar pelo menos 50 caminhões-pipa para minimizar os problemas da falta de água na cidade. "Vai ser uma operação de guerra. Essa água não vai dar para todo mundo", avisa.
O Departamento de Meterologia do Centro de Ensino e Pesquisa para a Agricultura (Cepagri), da Unicamp, não prevê chuvas para os próximos dias.

Leia mais notícias de cotidiano na Folha Online

Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página