Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/04/2002 - 06h30

Piranhas podem levar a fechamento de represa em SP

Publicidade

MÁRIO TONOCCHI
free-lance para a Folha Campinas

O prefeito de Santa Cruz da Conceição (197 km de SP), Jair Capodifóglio (PSDB), decide hoje se fecha por tempo indeterminado a represa da Prainha, que recebe ao menos 2.000 turistas por fim de semana, por causa da grande quantidade de piranhas no local.

No domingo, ao menos 20 turistas foram atacados por perambebas na represa. O estudante Robson Henrique da Silva, 14, perdeu um pedaço da falange de um dedo do pé direito. As perambebas são da família das piranhas da Amazônia, mas são menos perigosas. São naturais da bacia do rio Mogi-Guaçu, que engloba a represa.

"Secar a represa não posso, pôr o tucunaré, inimigo natural da piranha, também não posso, já que ele não é da bacia. O jeito é tentar conscientizar as pessoas, mas é muito mais difícil", diz o prefeito.

As piranhas surgiram, diz ele, há cinco anos. No ataque anterior, em 24 de março, houve 16 feridos.

"Há fortes indícios de que o aumento da população da espécie na bacia e na represa esteja relacionado à degradação", afirma o técnico do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) Osmar Cantelmo, 46.

Segundo o prefeito, a interdição vai prejudicar o comércio. "Mas também não podemos deixar que esses ataques voltem a acontecer."

"Desde o aparecimento das piranhas, o comércio está em franca queda. Se interditar agora a represa, pode interditar a cidade também", disse o presidente da Acisc (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Santa Cruz da Conceição), Carlos Augusto Ferreira Vinagre, 44.


Leia mais:
  • Piranhas atacam turistas em represa; garoto perde parte do dedo


  • Leia outras notícias:
  • Trio assalta agência bancária em aeroporto do Rio

  • Mãe e filha deficiente são libertadas após sequestro

  • Bomba é achada em sindicato de metalúrgicos em SP

  • Sequestrador de Wellington Camargo foge de presídio


  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página