Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/04/2002 - 18h17

Assalto com reféns tem dois mortos em Guaíba (RS)

Publicidade

da Agência Folha

Um assalto com reféns que durou três horas resultou na morte de duas pessoas nesta segunda-feira em Guaíba, na região metropolitana de Porto Alegre. Um dos assaltantes, Maiquel Moreira Leal, 21, e o sargento José Eduardo Moraes Fagundes, 44, morreram.

O sargento chegou a ser atendido no Hospital de Pronto-Socorro (HPS), em Porto Alegre, após ter sido atingido na cabeça por um disparo. Maiquel Leal suicidou-se com um tiro na cabeça.

Pela manhã, uma dupla armada tentou assaltar o minimercado Spencer, no bairro Cohab Santa Rita, de Guaíba.

Depois do cerco da polícia, os assaltantes fugiram do minimercado e entraram na residência localizada no número 53 da rua N, onde renderam o proprietário da casa, o pescador João Carlos Ribeiro, 50. A mulher de Ribeiro, por meio de um gesto, foi quem avisou aos policiais o que ocorria na sua casa.

Foi então que se iniciou a troca de tiros. Ferido e sem poder ser socorrido pelos seus colegas, Fagundes ficou caído em frente à casa até a chegada do Batalhão de Operações Especiais, da Brigada Militar (a PM gaúcha).

Durante as negociações para se entregar um dos assaltantes, um menor, de iniciais D.B.L., 17, que carregava um revólver calibre 38, aceitou se entregar, mas sob a condição de que jornalistas estivessem presentes para verificar a situação em que ele deixaria a casa.

Suicídio
Na presença da imprensa, o adolescente se entregou para a polícia e foi enviado para a delegacia local, onde depôs.

Maiquel Leal, que resistia ao assédio dos policiais e permaneceu no interior da casa com o pescador feito de refém, incitava os policiais a atirarem contra ele e pedia apenas para fazer uma chamada telefônica, sem revelar o destino.

De acordo com os policiais responsáveis pela operação, o assaltante acabou recebendo uma chamada em um telefone celular e, depois disso, deu um tiro contra a própria cabeça, morrendo instantaneamente.

A polícia ainda não apurou os motivos que levaram Leal ao suicídio. A Agência Folha não pôde falar com o menor detido.

Do assalto ao minimercado, os assaltantes estavam levando um valor pouco superior a R$ 100, um talão de cheques e um revólver.


Leia mais:
  • Assalto em Guaíba (RS) termina com policial e criminoso mortos


  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página