Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/04/2002 - 07h21

Motoristas e cobradores prometem fazer paralisação em SP

Publicidade

da Folha Online

Motoristas e cobradores de ônibus prometem fazer hoje uma paralisação em São Paulo, das 10h às 15h. A orientação do sindicato da categoria é de que os veículos sejam recolhidos nas garagens das empresas, para evitar interdições em terminais e vias.

O sistema de ônibus é responsável pelo transporte de cerca de 3,6 milhões de pessoas por dia, segundo a SPTrans (São Paulo Transporte). No horário de paralisação, cerca de 740 mil devem ser atingidos.

Os cerca de 50 mil funcionários reivindicam reajuste salarial de 9,26%, mais 5% de aumento por produtividade, PLR (Participação nos Lucros e Resultados), além de convênio médico gratuito.

Na semana passada, durante reunião de campanha salarial entre representantes do Sindicato dos Motoristas de São Paulo e das empresas de ônibus, nada foi acertado.

Segundo o Transurb (sindicato das empresas de ônibus), os empresários não têm condições de dar aumento porque houve queda no número de passageiros e aumento dos custos das viações.

As empresas também ameaçam não distribuir vales-refeição a partir de 1º de maio, data-base da categoria. Segundo o sindicato, caso os tíquetes não sejam distribuídos, os funcionários poderão fazer uma paralisação por tempo indeterminado.

O piso salarial de um cobrador é de R$ 546 e de um motorista, de R$ 948.

Leia mais:

  • Suspeitos de sequestro de ex-secretário são presos
  • RJ é capital com mais feriados do Sul e Sudeste
  • Prefeito pode ser preso se jogar peixe em represa contra piranhas
  • Empreiteira fica com receita de pedágios
  • Três são presos após roubar bilheteria do metrô


  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página