Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/07/2000 - 14h11

Para Gabeira, Petrobras cometeu três erros em vazamento no PR

Publicidade

da Reuters, em Curitiba

Defensores do meio ambiente já identificaram pelo menos três erros na operação da Petrobras em relação ao vazamento de 4 milhões de litros de óleo ocorrido no rio Iguaçu.

O deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ), integrante da Comissão de Meio Ambiente do Congresso, criticou a operação de limpeza que vem sendo coordenada pela estatal. Ele disse que o óleo recolhido até o momento (250 mil litros) não passa do mínimo recolhido normalmente em acidentes com vazamento de óleo.

Para Gabeira, o primeiro dos erros aconteceu dentro da própria empresa, com a ausência de um sistema de softwares que parassem de funcionar automaticamente quando um vazamento fosse detectado, alertando a equipe de plantão.

O segundo, conforme ele, é a falta de um plano de emergência adequado para responder de imediato ao acidente. E o último equívoco diz respeito à falta de planejamento da empresa para lidar com a questão.

O presidente da Petrobras, Henri Phillipe Reichstul, não se manifestou sobre as críticas específicas de Gabeira. Afirmou, porém, em entrevista coletiva, que as causas do acidente estão sendo investigadas. Ele classificou o vazamento, em entrevista coletiva, como uma "fatalidade" e disse não acreditar nem em sabotagem nem em falha de manutenção.

"Apesar da retórica da Petrobras, ficou evidente que faltou equipamento, treinamento e planejamento", disse ele à Reuters, apontando para o risco do óleo ameaçar 56 espécies de peixes que só existem no rio Iguaçu.

Leia também:

14h11 Mancha de óleo ameaça abastecimento de água de 73 mil no PR
12h40 Técnicos da Petrobras sobrevoam área atingida pelo óleo
12h36 Maciel recebe Sarney Filho para avaliar situação no Paraná
11h25 Petrobras traça planos para conter mancha de óleo no Iguaçu
11h25 Petrobras traça planos para conter mancha de óleo no Iguaçu
11h23 Situação do rio Iguaçu é crítica por causa de vazamento de óleo
04h13 Petrobras falha no combate ao desastre

Leia mais notícias de cotidiano na Folha Online

Leia mais notícias da Reuters na Folha Online

Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página