Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/05/2002 - 19h50

Inquérito do caso Toninho do PT deve ser concluído esta semana

Publicidade

LÍVIA MARRA
da Folha Online

O inquérito sobre o assassinato do prefeito de Campinas Antonio da Costa Santos, o Toninho do PT, deve ser encaminhado à Justiça nesta semana. Toninho foi assassinado no dia 10 de setembro do ano passado.

Para o DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa), o prefeito foi baleado porque dirigia devagar e impedia a passagem da quadrilha de Wanderson Nilton de Paula Lima, o Andinho, que havia tentado um sequestro e estava em fuga.

A reportagem apurou que o inquérito deverá ser encaminhado à Justiça na quarta-feira (8).

A viúva de Toninho, Roseana Garcia, e a comissão que acompanha as investigações não concordam com a hipótese de crime banal e não querem a conclusão do inquérito antes de "esclarecer pontos essenciais".

Entre os pontos estão "a definição da autoria material, das circunstâncias e das motivações deste crime", investigação sobre as ligações telefônicas feitas na noite do assassinato entre os celulares apreendidos com os integrantes da quadrilha acusada e a conclusão dos trabalhos sobre a ação policial ocorrida em Caraguatatuba, no litoral paulista, que resultou na morte de dois dos apontados como responsáveis pelo crime.

O advogado Ralph Tórtima Sttetinger, que representava a família do prefeito, deixou o caso na terça-feira (30). Ele não concorda com a posição da comissão.

A arma do crime não foi localizada. O sequestrador Wanderson Nilton de Paula Lima, o Andinho, foi indiciado no dia 24 de abril por co-autoria no crime, embora negue participação no assassinato. Cristiano Nascimento de Faria, o Cris, outro integrante da quadrilha, disse à polícia que foi Anderson José Bastos, o Anso, quem atirou contra o prefeito. Anso morreu durante ação policial em Caraguatatuba.

Leia mais:

  •  Em nota, comissão cobra esclarecimentos no caso Toninho do PT

  •  Conclusão da polícia sobre morte de prefeito racha comissão do PT

  •  Prefeitura do PT rejeita versão da polícia sobre morte de Toninho

  •  Advogado diverge de viúva de Toninho do PT e deixa o caso

  •  Andinho é indiciado por co-autoria no assassinato de Toninho do PT

  • Saiba quem é o sequestrador Andinho



  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página