Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/07/2000 - 16h11

Governo de SP vai anunciar projeto de R$ 30 bi para transportes

Publicidade


da Folha Online

O governo estadual de São Paulo vai anunciar, na quarta-feira (19), o Pitu 2020 (Plano Integrado de Transportes Urbanos) que faz um diagnóstico da situação do transporte no Estado daqui a 20 anos e propõe planos para a melhoria da situação. O plano tem valor estimado em R$ 30 bilhões e depende da colaboração de prefeituras municipais e do governo federal.

A proposta da Secretaria de Transportes Metropolitanos é aumentar a rede ferroviária da capital, da região metropolitana de São Paulo e do interior. O governo quer construir 173 km de metrô e 52 km de metrô leve, e revitalizar 63 km de trilhos ferroviários.

O plano prevê ainda a implantação de 44 km de trens especiais, que ligariam os aeroportos de Cumbica e Garulhos e o Campo de Marte.

Com isso, seriam criados 333 km de vias, o que totalizaria um sistema de 447 km de extensão.

A proposta prevê também a criação de linhas de metrô que cheguem aos municípios de Itapecirica da Serra, Taboão da Serra, Cotia, Carapicuíba, Osasco, Guarulhos, as cidades do ABCD, além de Alphaville.

De acordo com um levantamento da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, em 2020, as viagens por automóvel irão crescer 69%, reduzindo assim em 15% a velocidade do trânsito.

Estima-se também que o tempo gasto nos percursos aumentará em média 20%. A permanência no trânsito por mais tempo contribuirá para a elevação da concentração de monóxido de carbono em 32%.

O Pitu 2020 também visa implantar corredores de ônibus e o VLP (Veículo Leve sobre Trilhos), conhecido na capital como o Fura-Fila, projeto do prefeito Celso Pitta que ainda não está em funcionamento.

Leia mais notícias de cotidiano na Folha Online

Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página