Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/05/2002 - 10h11

Polícia realiza revista nos principais presídios de São Paulo

Publicidade

MILENA BUOSI
da Folha Online

A Secretaria da Administração Penitenciária determinou uma revista nos principais presídios do Estado de São Paulo. A operação é feita por agentes penitenciários e policiais das regiões das unidades.

O objetivo é apreender celulares, para tentar acabar com as centrais telefônicas criadas pela facção PCC (Primeiro Comando da Capital). O celular usado pelos presos é a principal arma para organizar rebeliões e até crimes fora dos presídios.

Ontem, o preso Ednard Fulvio Barbosa Peralta, 22, mandou libertar, dentro da Penitenciária do Estado, com um celular, um corretor de imóveis de Alphaville, que estava sequestrado. A ordem partiu após a polícia prender três integrantes de sua quadrilha, entre eles, sua namorada, Rejane de Oliveira, 19.

Também ontem, no mesmo presídio, que fica no complexo do Carandiru, zona norte de São Paulo, sete presos tentaram fugir com uma pistola 380. Entre eles estava os assaltantes de banco José Carlos Rabelo, conhecido como Pateta, e Alexandre Pires Ferreira, o ET.

Os dois foram resgatados, com outros 10 presos, na rodovia Castelo Branco durante transferência de presídio, em maio de 2001. Na ação, que teria sido organizada pela facção PCC (Primeiro Comando da Capital), um PM foi assassinado.

ET também participou, em 2000, do assalto ao parque Hopi Hari e a prédios como o do jornalista Paulo Henrique Amorim, no Itaim Bibi, zona oeste de São Paulo.

Leia mais:
  • PCC é uma ramificação do tráfico do Rio de Janeiro

  • Megablitz da polícia encontra 32 centrais telefônicas e prende 18

  • Polícia diz ter identificado hierarquia do PCC; líderes serão isolados

  • Três advogados são presos em megaoperação da polícia em SP

  • Megaoperação nos presídios é "guerra contra PCC", diz promotor

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página