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19/07/2000
-
13h46
LARISSA SQUEFF, repórter da Folha Online
O Governo do Estado de São Paulo anunciou, nesta quarta-feira (19), o Pitu 2020 (Plano Integrado de Transportes Urbanos), orçado em R$ 30 bilhões, mas ainda não sabe de onde virão os recursos para a execução do plano.
O projeto prevê, entre outras coisas, o aumento de linhas do metrô e a criação de um pedágio urbano.
Tanto o governador, Mário Covas, quanto o secretário de Transportes Metropolitanos, Cláudio Senna Frederico, disseram que o projeto depende de financiamento do Governo Federal e do compromisso das prefeituras municipais em contribuir financeiramente com as obras.
O secretário afirmou que a participação do Governo no Pitu 2020 já foi iniciado na primeira gestão de Covas. "Investimos entre R$ 500 e 600 milhões no sistema de transporte todos os anos. Manteremos este investimento e daremos nossa contribuição ao Pitu."
Para o secretário, a viabilidade do projeto dependerá da participação da população, que deve pressionar as prefeituras a se integrarem no projeto. "Eu acredito que o dinheiro arrecadado com o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) pode ser uma das fontes de investimento para o plano."
Quanto ao pedágio metropolitano que seria cobrado dos automóveis que fossem circular no centro expandido, o secretário disse considerar a medida paliativa se for aplicada sozinha.
"Sozinho o pedágio não resolve nada. É como um band-aid. Será preciso que todas as medidas sejam colocadas em prática para que o pedágio funcione."
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Governo lança plano de transportes mas depende das prefeituras para executá-lo
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O Governo do Estado de São Paulo anunciou, nesta quarta-feira (19), o Pitu 2020 (Plano Integrado de Transportes Urbanos), orçado em R$ 30 bilhões, mas ainda não sabe de onde virão os recursos para a execução do plano.
O projeto prevê, entre outras coisas, o aumento de linhas do metrô e a criação de um pedágio urbano.
Tanto o governador, Mário Covas, quanto o secretário de Transportes Metropolitanos, Cláudio Senna Frederico, disseram que o projeto depende de financiamento do Governo Federal e do compromisso das prefeituras municipais em contribuir financeiramente com as obras.
O secretário afirmou que a participação do Governo no Pitu 2020 já foi iniciado na primeira gestão de Covas. "Investimos entre R$ 500 e 600 milhões no sistema de transporte todos os anos. Manteremos este investimento e daremos nossa contribuição ao Pitu."
Para o secretário, a viabilidade do projeto dependerá da participação da população, que deve pressionar as prefeituras a se integrarem no projeto. "Eu acredito que o dinheiro arrecadado com o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) pode ser uma das fontes de investimento para o plano."
Quanto ao pedágio metropolitano que seria cobrado dos automóveis que fossem circular no centro expandido, o secretário disse considerar a medida paliativa se for aplicada sozinha.
"Sozinho o pedágio não resolve nada. É como um band-aid. Será preciso que todas as medidas sejam colocadas em prática para que o pedágio funcione."
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