Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/07/2000 - 15h47

ANP multa Petrobras por vazamento de óleo e interdita duto no PR

Publicidade

da Reuters, no Rio de Janeiro

A ANP (Agência Nacional de Petróleo) autuou a Petrobras pelo rompimento do duto que transportava petróleo de São Francisco do Sul à refinaria presidente Getúlio Vargas em Araucária, no Paraná. A informação foi dada nesta quarta-feira pelo superintendente de Movimentação e Comercialização da ANP, Carlos Valois.

Para a ANP, que também interditou o duto, o auto de infração sujeita a Petrobras a pagar multa que varia de R$ 5.000 a R$ 2 milhões.

Segundo a análise de dois técnicos da agência, houve erro de manutenção agravado por uma falha de operação que levou ao acidente. A empresa não tem de pagar multa agora porque ainda pode apresentar recurso.

De acordo com Valois, para que haja a desinterdição do duto, a Petrobras tem que apresentar seis documentos, sendo que um deles é um laudo de segurança industrial atestando que o equipamento está em boas condições de operação.

"A superintendência de logística da Petrobras nos adiantou que vai entregar o documento até o fim da tarde de quarta-feira", disse Valois.

A interdição do duto pode provocar a paralisação da refinaria, pois só há estoque de petróleo até domingo.

O vazamento na refinaria levou ao derramamento de 4 milhões de litros de óleo nos rios Birigui e Iguaçu. O vazamento é três vezes maior que o ocorrido na baía de Guanabara (RJ) no início do ano.

Clique aqui para ler mais notícias sobre o vazamento de óleo no Paraná na Folha Online.

Leia mais notícias de cotidiano na Folha Online

Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página