Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/05/2002 - 15h53

Chile pede extradição de sequestrador de Washington Olivetto

Publicidade

da Folha Online

A Suprema Corte do Chile autorizou hoje o pedido de extradição de Maurício Hernandez Norambuena, detido em dezembro do ano passado pelo sequestro do publicitário Washington Olivetto. A decisão será agora encaminhada para a chancelaria chilena.

A Justiça quer que Norambuena cumpra suas condenações pelo assassinato do senador Jaime Guzman e pelo sequestro do empresário chileno Cristián Edwards, considerando-o "responsável criminalmente" pela autoria desses crimes, segundo informa o jornal "El Mercurio".

O pedido de extradição foi feito pelo ministro Hugo Dolmetsch, responsável pelas investigações dos casos de Guzman e de Edwards.

No ano passado, a mesma corte havia recusado um pedido de extradição pela fuga de helicóptero de Norambuena de uma prisão de alta segurança, ocorrida em 1996.

Sequestro
Olivetto foi sequestrado no dia 11 de dezembro de 2001 e libertado após passar 54 dias no cativeiro, no dia 2 de fevereiro deste ano. O resgate, segundo a polícia, não foi pago.

A polícia chegou ao local do cativeiro -uma casa localizada na rua Kansas, no Brooklin, zona sul de São Paulo- após ligação de um dos vizinhos. Ele acionou a polícia quando ouviu o publicitário gritar que era Washington Olivetto e que estava sequestrado.

Olivetto começou a gritar no cativeiro porque percebeu que estava sozinho na casa, com muito calor e falta de ar. Antes, havia um duto que levava ar até o cubículo e música 24 horas por dia. Ele teria sido abandonado no cativeiro depois da prisão, dias antes, de seis supostos integrantes da quadrilha que sequestrou o publicitário, em Serra Negra (interior de São Paulo).

Eles alegaram motivos políticos para sequestrar Olivetto.

Leia mais:
  • Saiba mais sobre guerrilheiro que liderou sequestro de Olivetto


  • Saiba quem é Washington Olivetto


  • Veja a cronologia do sequestro de Olivetto



  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página