Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/06/2002 - 19h42

OAB abre amanhã processo contra ex-advogado do cantor Belo

Publicidade

SÉRGIO RIPARDO
da Folha Online

A OAB (Ordem dos Advogados) do Rio de Janeiro vai abrir amanhã um processo para investigar se o ex-advogado do cantor Belo, Sylvio Guerra, feriu a ética da profissão ao declarar que inventou uma história sobre cobrança de propina por delegados do Rio como estratégia para receber seus honorários.

Hoje, o atual advogado de Belo, Alberto Louvera, divulgou uma fita em que Sylvio Guerra pede ao cantor dinheiro para supostamente subornar policiais do Rio. Na gravação, Guerra diz a Belo que o dinheiro serviria para que o caso fosse abafado pela polícia.

Segundo a conversa da fita, a propina seria de R$ 300 mil e seria paga aos delegados Álvaro Lins, ex-chefe de Polícia Civil do Rio, e Ricardo Hallack, diretor da Draco (Delegacia de Repressão ao Crime Organizado) e responsável pela investigação.

O presidente da OAB (Ordem dos Advogados) do Rio de Janeiro, Octavio Gomes, disse à Folha Online que o processo ético-disciplinar contra Guerra deve terminar em um prazo máximo de 90 dias.

"O advogado terá amplo direito à defesa", afirmou.

Nesta segunda-feira, Gomes tambem mandará levantar a ficha de Guerra para saber se ele já foi citado em algum outro processo na OAB.

Se for condenado, Guerra poderá até ser expulso dos quadros da OAB. Outras penalidades previstas: advertência pública, pagamento de multa à instituição e suspensão.

Em uma análise preliminar do caso, Gomes já identificou alguns artigos do Código de Ética e do Estatuto da Advocacia que poderiam ter sido violados pela conduta de Guerra.

Entre eles, está o inciso 18 do artigo 34 do Estatuto da Advocacia, que condena o profissional de solicitar quantias do cliente para aplicações ilícitas ou desonestas.

Leia mais:
  • Leia trechos da fita com tentativa de extorsão de Belo

  • Saiba mais sobre o cantor Belo

  • Polícia de SP recebe mandado de busca contra cantor Belo

  • Advogados de Belo já pediram habeas corpus contra prisão, diz polícia

  • Polícia Civil do Rio trabalha em São Paulo para encontrar pagodeiro Belo

  • Polícia de SP recebe mandado de busca contra cantor Belo

  • Advogado diz que teve contato com cantor Belo

  • Helicópteros de TV montam "circo" com falsa rendição de pagodeiro


  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página