Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/07/2000 - 12h56

Pitta diz que tem potencial para ser deputado e culpa Regis por impopularidade

Publicidade

FABIANE LEITE, repórter da Folha Online

Celso Pitta (PTN), prefeito de São Paulo, afirmou que tem potencial para conseguir para ser deputado federal. Ele fez esta declaração com base em pesquisa do Datafolha que apontou que apenas 6% dos moradores de São Paulo acham que seu governo é ótimo ou bom.

"Mas calma, o mandato ainda nem terminou", disse Pitta sobre a possibilidade dele candidatar-se a deputado federal nas eleições de 2002. A taxa de apoio ao prefeito, apontada na pesquisa do Datafolha, se mantida, poderá garantir a ele cerca de 450.000 votos, suficientes para elegê-lo.

As declarações de Pitta foram feitas na manhã desta quinta-feira (20) durante a inauguração de três loteamentos que foram regularizados pela Prefeitura na zona leste da cidade.

Ele também visitou as obras de uma ciclovia que está sendo construída próximo ao Parque do Ibirapuera, zona sudoeste de São Paulo.

De acordo com a pesquisa, Pitta é rejeitado por 78% dos paulistanos. Esta é a pior avaliação de um prefeito registrada nas pesquisas do instituto.

Pitta atribuiu ao vice-prefeito Regis de Oliveira (sem partido) a culpa pela má avaliação de seu governo. Segundo o prefeito, nos 19 dias em que Regis respondeu interinamente pela Prefeitura houve paralisação dos trabalhos da administração municipal, o que segundo ele, teria influenciado o resultado.

"A pesquisa captou o sofrimento que houve na interinidade, quando obras foram paralisadas e havia excesso de ambulantes nas ruas."

Pitta disse também que a falta de divulgação do trabalho da Prefeitura por seus secretários pode ter contribuído para o alto índice de rejeição de sua administração.

Ele recomendou aos seus auxiliares que, por conta própria, façam mais "marketing" de seu trabalho. Pitta negou que os secretários que não fizerem propaganda de suas ações estão ameaçados de demissão. "Isto não é Escolinha do Professor Raimundo."

LDO

O prefeito disse que nesta manhã o líder do governo na Câmara Municipal, vereador Brasil Vita (PPB), esteve procurando os seus colegas governistas para que garantam o quorum necessário e aprovem ainda nesta quinta-feira o projeto da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias).

Pitta afirmou que ocorreu um equívoco ao ser incluído no projeto da LDO a informação de que a Prefeitura deveria transferir R$ 1,4 bilhão em dívidas para serem pagas nas próximas administrações.

Segundo o prefeito, a LDO só deve conter diretrizes e não valores. Estes devem ser discutidos apenas na votação do orçamento.

Viadutos

Durante esta manhã, Pitta informou que deverão ser retiradas as famílias que moram embaixo de viadutos para evitar a possibilidade de incêndios. A ação deve começar com a retirada de pessoas que moram sob o Complexo do Cebolão, na zona oeste da cidade.

Segundo o secretário de Comunicação da Prefeitura, Antenor Braido, a Secretaria de Assistência Social irá providenciar o local para que sejam alojadas as famílias retiradas do viaduto.

O prefeito também aproveitou para dizer que pretende apresentar uma proposta para o ano que vem de reduzir o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) dos donos de imóveis que limparem suas fachadas.

Leia mais notícias de cotidiano na Folha Online

Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página