Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/07/2000 - 14h03

ANP volta atrás e libera duto responsável por vazamento de óleo no PR

Publicidade

da Reuters, em São Paulo

A ANP (Agência Nacional de Petróleo) desinterditou nesta quinta-feira o duto que bombeia o petróleo de São Francisco do Sul para a Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar) da Petrobras em Araucária, a 24 km de Curitiba, informou a assessoria de imprensa da estatal.

O duto da Repar havia sido interditado pela ANP logo depois do vazamento de 4 milhões de litros de óleo nos rios Barigui e Iguaçu, no domingo.

Até as 6h desta quinta, a Petrobras havia recolhido 1,2 milhão de litros de óleo, segundo a assessoria de imprensa da estatal. De acordo com a mesma fonte, cerca de 2.000 pessoas estão trabalhando na contenção da mancha e no processo de limpeza e resgate da fauna do rio Iguaçu.

O acidente do vazamento de óleo pela refinaria da Petrobras vem mobilizando um contigente enorme de pessoas. De terça para quarta-feira, cerca de mil pessoas -entre técnicos da Repar, Defesa Civil, Ibama, ONGs e voluntários- estavam trabalhando no rio Iguaçu. Hoje, o número já subiu para 2.000.

De acordo com a assessoria, o trabalho de contenção da mancha está em fase final. O próximo passo será o aprimoramento da operação de recuperação ambiental da fauna e do rio, com a realização de trabalhos para medir os índices de contaminação da água.

No final da manhã, um grupo de ONGs se reuniu com a direção da Petrobras para discutir detalhes e medidas para intensificar as ações de recuperação ambiental do rio.

Clique aqui para ler mais notícias sobre o vazamento de óleo no Paraná na Folha Online.

Leia mais notícias de cotidiano na Folha Online

Leia mais notícias da Reuters na Folha Online

Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página