Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/03/2009 - 12h01

Com lentidão, serviço de emissão de carteira de motorista é retomado em SP

Publicidade

Colaboração para a Folha Online

Após apresentar uma falha de comunicação entre o sistema do Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) e a nova base de dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), a emissão e retirada de CNHs (Carteiras Nacionais de Habilitação) foi restabelecida na noite de quinta-feira (5) em São Paulo. O sistema de emissão, porém, está instável nesta sexta, com lentidão e interrupções.

De acordo com a Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), responsável pelo sistema do Detran-SP, os problemas ocorrem por causa de uma demanda acumulada desde a última sexta (27), quando o serviço havia sido interrompido em todo o país para a implantação do nova base de dados .

Essa instabilidade, aliada aos problemas enfrentados nos últimos dias, confundiu as autoescolas de São Paulo. Das cinco empresas contatadas pela Folha Online na manhã desta sexta, duas disseram que o sistema ainda estava fora do ar. As três restantes confirmaram o retorno da emissão das CNHs.

Adiado

A previsão inicial do Denatran era que os serviços fossem retomados às 14h de quarta-feira (4) em todo o país. Porém, em São Paulo o serviço permaneceu indisponível até as 23h de ontem.

O Detran-RJ também apresentou problemas na quarta. Segundo a assessoria do órgão estadual, o serviço foi retomado na quinta-feira (5).

Conforme o Denatran, os problemas enfrentados pelos Detrans de São Paulo e Rio são locais. Destacou, ainda, que o sistema nacional funciona perfeitamente desde a tarde de quarta.

Base de dados

Desde sexta-feira (27) o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) realizava a transposição de dados da antiga Binco (Base de Identificação Nacional de Condutores) para a nova base --BCA. A previsão inicial era que a implantação fosse concluída e os serviços retomados na segunda-feira (2), porém, "imprevistos técnicos impossibilitaram a conclusão do trabalho sendo necessário mais tempo para a execução do processamento de dados", informou o órgão.

Com a nova base, todos os Detrans (Departamentos Estaduais de Trânsito), com o Denatran, terão acesso a todas as informações referentes aos condutores do país.

A partir da BCA será possível ter acesso ao histórico do condutor, como por exemplo, informações sobre onde ele realizou os exames médicos, as aulas teóricas e quem foram seus instrutores. Essas informações permitirão a formulação de estatísticas e estudos mais completos sobre os motoristas, que possibilitarão a definição de políticas voltadas para melhorar a formação dos condutores, segundo o Denatran.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página