Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/03/2009 - 20h49

Ventos danificam ao menos 500 casas em Ponte Alta (SC)

Publicidade

PABLO SOLANO
da Agência Folha

Ventos fortes e chuvas intensas causaram danos em ao menos 500 casas neste domingo em Ponte Alta (SC), município da serra catarinense. Os prejuízos serão avaliados pela Defesa Civil do Estado na segunda-feira (9) para verificar se houve um tornado.

O coordenador do órgão, Márcio Luiz Alves, afirma que existem indícios para isso. Ele cita casas que tiveram a estrutura da cobertura totalmente arrancada e árvores que ficaram retorcidas.

O número de moradias atingidas pelo vento e pela chuva em Ponte Alta pode aumentar após avaliações na área rural do município, o que ainda não havia sido apresentado pela Defesa Civil até o final da tarde deste domingo. As chuvas também causaram a derrubada de árvores, interrompendo o tráfego na BR-116, na altura de Ponte Alta.

O Epagri/Ciram (central de meteorologia do Estado) aponta que se formaram na região supercélulas --nuvens de tempestade que podem provocar tornados e chuvas de granizo. A meteorologista Francine Gomes diz que a análise de fotos e gravações dos efeitos dos ventos serão suficientes para oficializar a ocorrência de um tornado.

As chuvas de hoje também provocaram inundações na Grande Florianópolis. As enchentes se intensificaram, de acordo com o coordenador da Defesa Civil, porque muitos córregos e rios ainda encontram-se prejudicados por causa do desastre de novembro, que causou a morte de 135 pessoas no Estado. A previsão do Epagri/Ciram é que as fortes chuvas persistam ao menos até terça-feira em Santa Catarina.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página