Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/06/2002 - 15h06

Ceasa de Campinas implanta câmera de vídeo por medida de segurança

Publicidade

da Folha Campinas

O Ceasa (Centro Estadual de Abastecimento) de Campinas, a 95 km de SP, implantou neste mês um sistema de monitoramento por câmeras de vídeo para tentar evitar casos de violência no local. Nos últimos 30 dias, foram instaladas câmaras nas entradas da Ceasa. Outros aparelhos serão instalados dentro do mercado de hortifrútis e de flores.

O Ceasa não divulgou o número de câmeras instaladas por medida de segurança. O valor do investimento também não foi revelado pela assessoria de imprensa do Ceasa.

Em maio deste ano, Edson Shiroto, irmão de um permissionário do mercado de flores, foi morto no Ceasa.

Outras medidas

Outra medida de segurança foi a criação de estacionamentos paras as motos e bicicletas. A direção da Ceasa ainda aguarda a implantação de um posto da Guarda Municipal no local.

Por dia, 15 mil pessoas passam pelo Ceasa. Cerca de 5.000 veículos, de carga e de passeio, transitam no local.

De acordo com a assessoria de imprensa do Ceasa, são comercializadas no local 55 milhões de toneladas de hortifrútis e 5 milhões de flores, por mês.

Além da direção do Ceasa, outras instituições da cidade decidiram implantar sistemas de monitoramento para tentar conter a violência.

No mês passado, o Sindlojas (Sindicato dos Lojistas de Campinas) fechou um acordo de pareceria com a empresa Aster Silens, de Araras, para a colocação de câmeras de vídeo na avenida 13 de Maio.

A instalação das 11 câmeras de monitoramento na principal rua do comércio de Campinas faz parte de um projeto do Sindlojas e da Acic (Associação Comercial e Industrial de Campinas) para tentar reduzir o número de ocorrências na região central.

De acordo com o vice-presidente da Acic, Guilherme Campos Júnior, a Aster Silens vai gastar cerca de R$ 100 mil com a implantação do sistema de monitoramento.

A empresa prestará o serviço em troca de anúncios publicitários na 13 de Maio, de acordo com Campos. As imagens serão monitoradas pela Polícia Militar, que tem uma base no centro de Campinas.

Algumas ruas do bairro Cambuí, em Campinas, também receberam sistema de monitoramento por câmeras.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página