Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/07/2000 - 13h27

Pitta promete 5 postos para os bombeiros, mas cidade precisa de mais 65

Publicidade

FABIANE LEITE, repórter da Folha Online

O prefeito de São Paulo, Celso Pitta (PTN), promete entregar até o fim do ano cinco postos para o Corpo de Bombeiros da capital, mas a cidade precisa de mais 65 destas unidades.

Atualmente, São Paulo tem 30 postos do Corpo de Bombeiros. Segundo convênio firmado entre a prefeitura e o Governo do Estado, é responsabilidade da prefeitura construir as unidades.

De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros da capital, Jair Paca de Lima, a cidade, com população de cerca de 10 milhões de habitantes, precisaria, segundo os padrões internacionais, de cem postos. Caso Pitta entregue as novas unidades até o fim do ano, a cidade teria, ainda, apenas 35 postos.

Segundo o comandante, o padrão internacional é de um posto para cada 100 mil habitantes. "Estamos longe deste padrão internacional", disse Lima nesta manhã, depois de vistoria, junto com o prefeito, nas obras de um posto que está sendo construído na Vila Olímpia, zona oeste da cidade.

O comandante explica que o aumento do número de postos do Corpo de Bombeiros é necessário para tornar mais rápida a resposta as chamadas por ocorrências de incêndio. Na cidade, ele diz que o tempo de resposta costuma ser de 10 minutos, quando o ideal, também pelos padrões internacionais, seria chegar ao local do incêndio em 5 minutos.

Além do posto na Vila Olímpia, a prefeitura está construindo outros em Campo Limpo, zona sul, em Guaianazes e Sapopemba, na zona leste e no Tucuruvi, zona norte de São Paulo.

Segundo o comandante, a carência de postos é maior na zona leste e na zona sul e deve ser amenizada com as novas unidades do Corpo de Bombeiros que estão sendo feitas nestas regiões.

Para aumentar o número de postos, de acordo com o comandante, também é necessário que cresça o número de bombeiros da cidade, o que é uma providência que deverá ser tomada pelo governo do Estado. São Paulo tem 2.500 bombeiros. O número ideal é de 4.000 bombeiros, afirmou Lima.

Leia mais notícias de cotidiano na Folha Online

Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online


 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página