Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/07/2002 - 12h07

Perueiros de Campinas movem ação contra Estado e prefeitura

Publicidade

da Folha Campinas

O Sinpetrac (Sindicato dos Permissionários do Transporte Alternativo de Campinas) entrou com uma ação no Ministério Público acusando o governo do Estado e a prefeitura de permitirem a concorrência desleal de ônibus e peruas intermunicipais com os veículos do sistema municipal.

Segundo a ação, apresentada na semana passada, os carros intermunicipais estão tirando passageiros dos perueiros de Campinas (95 km de SP) por cobrarem uma tarifa menor pelo transporte e terem itinerários dentro da cidade.

"Tanto os ônibus da Ouro Verde, quanto as peruas intermunicipais não-regularizadas, cobram R$ 1. Mas nós somos obrigados a cobrar R$ 1,50. Se eles podem cobrar menos, a gente também quer", disse o presidente do Sinpetrac, Lourival Carlos da Silva.

A medida do Sinpetrac é mais uma reação dos profissionais do transporte de Campinas às tarifas menores cobradas pelos coletivos intermunicipais. Na última sexta-feira, a Transurc (Associação das Empresas do Transporte Coletivo Urbano de Campinas) e a Prefeitura de Campinas enviaram recurso ao Estado contra novos pedidos de abertura de trajetos e redução de tarifa feitos por empresas intermunicipais.

"Queremos que todos os pedidos de trajetos de intermunicipais dentro de Campinas sejam mandados para avaliação nossa. Não há como um sistema funcionar dentro de Campinas sem autorização da administração", disse o secretário municipal dos Transportes, Marcos Pimentel Bicalho.

O secretário nega que a prefeitura esteja permitindo ou seja a favor da cobrança de tarifas menores em Campinas pelos ônibus e peruas intermunicipais.

A Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos informou que está fazendo uma avaliação de demandas e trajetos do transporte intermunicipal da Região Metropolitana de Campinas para determinar qual será o valor "justo" da tarifa nas linhas.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página