Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/07/2002 - 15h26

Tambores com produtos químicos são levados para lixão na Grande SP

Publicidade

CONSTANÇA TATSCH
da Folha Online

Os 45 tambores com produtos químicos encontrados ontem na rua Bento Crispim de Oliveira, em Santana do Parnaíba (40 km a oeste de São Paulo), já foram retirados do local e levados para o lixão da cidade.

Depois de horas de trabalho, bombeiros, técnicos da Cetesb (Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental de SP) e a prefeitura da cidade, conseguiram retirar os tambores da vala em que estavam. Para tanto, foi preciso o uso de uma escavadeira, que também retirou a terra contaminada do local.

Segundo a Cetesb (Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental de SP), alguns dos tambores contêm uma mistura com formoldeido e teriam vazado. Este gás, usado como base na produção do formol, causa irritação na pele e nos olhos.

Porém, de acordo com a Cetesb, apenas na próxima semana será conhecido com exatidão o conteúdo de todos os tambores. Muitos deles possuem informações sobre o nome da indústria responsável e seu conteúdo, mas isso será verificado a partir de segunda-feira.

No lixão de Santana do Parnaíba, os tambores ficarão provisoriamente em uma área isolada, protegida com uma manta plástica.

Para a Cetesb, os tambores são resultado de um 'lançamento clandestino' de alguma indústria. Só depois que for identificada a empresa que os deixou nesta vala é que será dado um destino apropriado a esse lixo tóxico, já que ela será a responsável pelo descarte.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página