Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/07/2000 - 20h02

Refinaria no PR traz incineradores da Suécia para queimar lixo do rio Iguaçu

Publicidade

da Agência Folha, em Curitiba

A Repar (Refinaria Presidente Getúlio Vargas) está trazendo da Suécia para Araucária (PR) dois incineradores para queimar o lixo flutuante no rio Iguaçu impregnado pelo óleo que vazou de um dos dutos da Petrobras há dez dias.

Equipes de trabalho da estatal e da Defesa Civil do Paraná haviam recolhido até a tarde de hoje cerca de mil toneladas de dejetos jogados no rio, entre garrafas plásticas, eletrodomésticos e outros diversos tipos de objetos.

Todo o material recolhido está sendo levado para uma área da refinaria. Grande parte deve ser queimado pelos incinerados com autorização do IAP (Instituto Ambiental do Paraná) sem produzir uma poluição secundária.

Segundo o superintendente da Repar, Luiz Valente Moreira, o restante do material deve ser utilizado na indústria cimenteira ou reciclado.

A previsão é que o rio Iguaçu esteja totalmente livre do óleo na quinta-feira. Testes continuam indicando que elementos químicos não se desprenderam das manchas de óleo retidas em seis barreiras instaladas no rio, evitando a contaminação nos reservatórios de União da Vitória, cidade que capta água do Iguaçu.

Hoje, havia em 20 hectares da área da Repar 350 mil litros de óleo. O produto estava sendo sugado por caminhões e tratado na refinaria. Os técnicos esperam recolher até quarta-feira todo o material da refinaria. Depois, farão o tratamento do solo impregnado pelo óleo.

O Sindicato dos Petroleiros organizou para amanhã de manhã, em frente da Repar, um ato de protesto contra a demissão de pessoal e o acúmulo de funções entre os 580 empregados da unidade da Petrobras em Araucária (20 quilômetros distante de Curitiba).

Clique aqui para ler mais notícias sobre o vazamento de óleo no Paraná na Folha Online.

Leia mais notícias de cotidiano na Folha Online

Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página