Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/07/2000 - 22h34

Itu suspende corte de água após chuvas

Publicidade

da Folha de S.Paulo, em Campinas

O racionamento de água em Itu (55 km de Campinas) foi suspenso temporariamente. O prefeito de Itu, Leonel Salvador, decide nesta quarta (26) a revogação da situação de calamidade pública, decretada há dois meses devido à estiagem.

"A ação é temporária, pois as temperaturas estão instáveis", disse o diretor do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), Francisco Leite.

Os moradores da cidade ficaram com o fornecimento de água suspenso por 16 horas diárias durante 64 dias.

As chuvas que caíram na região na última semana foram suficientes para repor a água das represas que abastecem a cidade.

Segundo Leite, a suspensão definitiva do racionamento deve ser decidida amanhã.

A represa do Itaim, responsável pelo abastecimento de 30% da cidade, ainda não atingiu o nível normal. As represas do Fubaleiro e do Braiaiá estão operando com 100% da capacidade.

Segundo o técnico do Saae Valdenir Zequiatto, a represa do Itaim continua 30 centímetros abaixo do nível normal.

A diretoria do Saae não informou se a autarquia voltou a tratar normalmente os 49 milhões de litros diários. Com os reservatórios em baixa, estavam sendo tratados 19 milhões de litros por dia.

O início do funcionamento da nova estação de captação do córrego São José está previsto para a próxima segunda-feira.

O Saae está realizando testes durante esta semana. Segundo o Saae, a captação do São José vai levar água para 6.000 pessoas na periferia da cidade. A autarquia espera aumentar a captação de 20 mil para 70 mil litros.

Em Sumaré, o racionamento persiste, segundo o técnico do DAE (Departamento de Água e Esgoto) Laerte Dellagnezze.

O corte no fornecimento para metade dos 200 mil habitantes da região central da cidade dura entre sete e nove horas por dia.

Segundo Dellagnezze, as chuvas que caíram na região de Campinas nos dois últimos finais de semana foram suficientes para elevar o nível da represa do Marcelo em 14 centímetros. O nível de água na represa está dois metros abaixo do normal.

Temperatura

Segundo o Cepagri (Centro de Ensino e Pesquisa em Agricultura), a previsão de temperatura para hoje na região de Campinas é de mínima de 7ºC e máxima de 22ºC. Há previsão de chuvisco.

Leia mais sobre o racionamento de água na Folha Online

Leia mais notícias de cotidiano na Folha Online

Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online


 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página