Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/07/2000 - 22h52

Pitta visita albergues e diz estar satisteito com o que viu

Publicidade

da Folha de S.Paulo

O prefeito Celso Pitta (PTN) visitou nesta terça um albergue e um alojamento para idosos e ouviu pedidos de moradores de rua. Acompanhado pelo padre Júlio Lancelotti, da Pastoral dos Moradores de Rua, e pela secretária da Assistência Social, Alda Marco Antonio, Pitta inspecionou as instalações e se disse satisfeito com o que viu.

No albergue do viaduto do Gasômetro, no Brás, região central, Osvaldo Alves Silva pediu para o prefeito lhe obter uma carteira de habilitação.

Desempregado, o maranhense afirmou que, caso fosse atendido, iria trabalhar de motorista.

Quando estava de saída, Pitta foi surpreendido por Belarmino Silva, que também pediu emprego. "Temos o programa das frentes de trabalho e você pode se inscrever", afirmou o prefeito. "Já me inscrevi quatro vezes, mas nunca fui chamado", disse Belarmino. "É, tem de aguardar", respondeu o prefeito.

No Sítio das Alamedas, no Canindé, zona nordeste, Pitta foi recebido com entusiasmo por um homem que se identificou como Guilhermino. "Gostei que o senhor apareceu na nossa área; pena que não é mais candidato", disse ele. Guilhermino reclamou, no entanto, da alimentação, "que é fraca". O Sítio das Alamedas abriga 40 pessoas com idades acima de 60 anos.

O padre Júlio Lancelotti pediu ao prefeito que encaminhe um projeto à Câmara tornando permanente o programa de frentes de trabalho. Além disso, Lancelotti quer uma solução para um prédio utilizado pela prefeitura como albergue e que o Estado quer retomar para construir uma unidade da Febem.

Pitta prometeu atender as reivindicações do padre. Segundo um censo realizado pela Secretaria da Assistência Social, há 8.700 moradores de rua, mas apenas 3.500 vagas em albergues. A secretária afirmou que se o frio se intensificar, a prefeitura irá fazer dormitórios de emergência, utilizando prédios públicos e espaços em igrejas.

Leia mais notícias de cotidiano na Folha Online

Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página