Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/08/2002 - 16h58

Zoológico de SP volta a expor pinguins depois de 10 anos; veja foto

LÍVIA MARRA
da Folha Online

Depois de dez anos, o Zoológico de São Paulo voltou a expor pinguins. São oito aves adultas que chegaram fracas e doentes à costa brasileira, trazidas pelas correntes marinhas, em 2000, e foram reabilitadas.

Os "pinguins de Magalhães" foram colocados à visitação nesta quinta-feira. O recinto foi remodelado e conta com um refrigerador, para esfriar a temperatura na área onde passam a noite.

Reprodução

Pinguins em exposição no Zoológico de SP

"Eles aguentam bem a temperatura de São Paulo. É importante desmistificar que só existem pinguins no gelo. Eles podem ser encontrados em locais quentes. Às vezes aparecem no Espírito Santo e também podem ser vistos na costa da África", disse Oriel Nogali, do Setor de Aves do Zoológico.

O grupo exposto pelo Zoológico tem origens no Chile e na Argentina.

Os pinguins são aves migratórias de hábitos marinhos e são encontrados apenas no Hemisfério Sul. Eles são excelentes mergulhadores. Segundo o Zoológico, suas asas são adaptadas para nadar com grande velocidade.

Recuperação
Conforme Nogali, os oito pinguins expostos passaram por um período de recuperação e "ambientalização", para que pudessem se acostumar com a temperatura para exposição.

Os pinguins que se perdem do grupo e são carregados para a costa pelas correntes marinhas geralmente adoecem, dificultando a reintegração ao seu meio.

O Zoológico de São Paulo fica na avenida Miguel Stéfano, 4.241, na Água Funda, zona sul. O parque funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. O telefone para informações é o 0/xx/11/5073-0811.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página