Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/08/2002 - 11h29

Calor fora de época leva 400 mil ao litoral de São Paulo

CAROLINA FARIAS
da Folha Vale

Calor de 30°C, filas na balsa, praias e hotéis lotados, previsão de 400 mil pessoas no litoral norte _São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba_ em um final de semana de pleno inverno. A primavera do hemisfério sul só começa em 23 de setembro.

Com o fenômeno El Niño, que aqueceu as águas do oceano Pacífico, e a massa de ar quente sobre o Atlântico, a temperatura média no litoral norte chegou a 29°C neste mês _nos últimos 30 anos, foi de 24,7°C em agosto, segundo o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Para o final de semana, a previsão da meteorologia é de termômetros a 30°C e sol.

O calor e a falta de chuvas desenharam um cenário atípico nas praias _na sexta-feira, turistas já exibiam os corpos bronzeados na badalada Maresias (costa sul de São Sebastião), onde os 109 hotéis e pousadas estavam com 80% dos 700 leitos reservados. Em Camburi, restavam somente entre 10% e 20% das vagas em três hotéis consultados anteontem.

Empresários do setor afirmam que a procura por hospedagem neste mês está entre 15% e 50% maior do que em agosto de 2001.

Segundo a Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S.A.), operadora do sistema de travessias entre São Sebastião e Ilhabela, no final de semana passado as balsas transportaram 5.027 veículos _a fila de espera chegava a 40 minutos no sábado.

O número representa 24% mais do que no mesmo período de agosto do ano passado, quando 4.051 veículos fizeram a travessia.

Vinda da fria e úmida Inglaterra, a estudante Carla Cringle chamava atenção em Maresias anteontem _estava de topless.

"Estou adorando porque não parece que é inverno. Se for assim, sempre prefiro o inverno aqui do que em meu país", disse Carla, 22, que já exibia os efeitos do sol na pele branca.

Porém para tomar um suco ou uma cerveja depois da praia durante a semana na costa sul, o turista não tem opções. Os bares e restaurantes abrem somente nos finais de semana.

"A cidade ainda não tem estrutura para receber os turistas fora da temporada", diz o analista de mercado Edson Muniz, 40, que chegou a Maresias na quarta-feira passada. Para tentar mudar esse perfil, em agosto as cidades organizam eventos para criar opções de lazer para o turista na baixa temporada.

Em Camburi, sete restaurantes organizaram um festival gastronômico que oferece uma culinária
requintada de segunda a segunda até 29 de setembro.

"Nesta semana, o restaurante ficou com 60% de sua lotação. Isso representa 70% a mais do que no mesmo mês do ano passado", disse o proprietário do Ogan Bar e Restaurante, que está no Camburi Gastronômico.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página