Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/08/2002 - 11h52

Preço em hotéis no litoral é baixo, mas ainda faltam opções

TATIANA ANDRADE
da Folha Vale

Para aproveitar o calor fora de época, turistas do interior de São Paulo visitam o litoral norte e desfrutam as vantagens da baixa temporada _hotéis consultados dizem estar cobrando até metade do preço da diária.

Segundo o analista de mercado Edson Muniz, 40, que frequenta a praia de Maresias, na costa sul de São Sebastião, nos fins de semana, os preços mais acessíveis e o trânsito tranquilo são os principais benefícios desfrutados pelos turistas que visitam o litoral.

Muniz acredita que as cidades litorâneas vão receber um maior número de banhistas devido às temperaturas elevadas. No entanto, ele afirmou que, pelo menos Maresias ainda não tem infra-estrutura para receber os turistas fora de época.

"Na quinta-feira, tive que ir até um restaurante de Boiçucanga [bairro na costa sul de São Sebastião] para jantar. A cidade ainda não está pronta para atender à demanda de turistas que optaram pela baixa temporada", disse.

A representante de vendas Alessandra Camparini, 32, que frequenta a praia há mais de 15 anos, está surpresa com o número de turistas e com o calor.

"Normalmente, somente as pessoas que têm casa aqui e que vêm em busca da natureza estão na praia nesta época do ano. Mas, neste ano, percebi que tem bastante família, bem mais do que de costume, e já é perceptível a degradação da natureza.''

Para Alessandra, o turismo fora da alta temporada favorece os comerciantes locais, que dependem das estações mais quentes do ano para sobreviver.

"A comunidade local sobrevive do turismo sazonal, principalmente da alta temporada, na qual o pico é em janeiro, época em que os jovens 'invadem' as praias"', disse Alessandra.

Os cirurgiões dentistas que moram em Araraquara, interior de São Paulo, José Maurício Baradoli de Camargo, 42, e Fabíola Marobi de Camargo, 33, dizem que esta é a melhor época do ano para ir ao litoral norte.

"Costumo marcar minhas férias para este período para não ter problemas com trânsito ou encontrar filas em restaurantes. É claro que o calor deste ano contribuiu para virmos para cá. Buscamos sol e descanso", disse.

Comércio

Segundo a advogada e dona do Coconut's Point Hotel, localizado na praia de Maresias, Graziela dos Santos, 23, a temperatura alta e a presença de turistas fora da temporada surpreenderam os comerciantes locais.

"No último final de semana, 46 dos 70 apartamentos que oferecemos estavam ocupados, o que, para o mês de agosto, é um número elevado. Nesta época do ano, é comum termos 20 apartamentos ocupados", declarou.

A advogada afirmou que os estabelecimentos que abastecem as pousadas e hotéis, como frutarias, também não esperavam a demanda de turistas.

"Na última semana, fomos comprar laranjas em uma das frutarias que abastecem os hotéis e não havia laranjas. Tivemos que ir até São Sebastião para comprar."
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página