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30/08/2002
-
22h35
e da Agência Folha
A Rico Linhas Aéreas é uma companhia aérea regional, especializada em voar na Amazônia. A empresa tem uma frota com 10 aviões e cerca de 220 funcionários -190 em sua sede em Manaus (Amazonas) e outras 90 espalhadas em suas bases na Amazônia.
Segundo a Rico, sua frota é composta por quatro aviões Bandeirantes, cinco Brasílias, e um Caravan Anfíbio.
Foi homologada em 1996 como linha aérea regional, mas sua história é mais antiga. Em 1952, o imigrante turco Munur Yurtsever, conhecido como comandante Mickey, que trabalhava como mecânico aeronáutico em Xavantina (MT), comprou um avião e começou a operar na região. A empresa surgiu com uma base de monomotores que transportava o ouro retirado das áreas de garimpo da região.
Nos anos 60, Mickey montou uma pequena empresa de transporte aéreo para atender garimpos em Rondônia, a Rico (Rondônia Indústria e Comércio), com sede em Porto Velho.
Durante a construção da Rodovia Transamazônica, no inicio da década de 70, a empresa mudou sua sede para Manaus, de onde prestou serviços às construtoras Camargo Corrêa, Rabelo e Queiroz Galvão, que operavam na abertura da estrada.
Em 1974, com o início da prospecção de petróleo e gás natural, a empresa manteve um contrato com a Petrobrás que durou oito anos, utilizando aeronaves DC-3 e E-820.
Nessa época a Rico tornou-se o maior operadora privado de DC-3 do mundo, com 23 aeronaves desse tipo em operação.
Hoje, a Rico liga as principais cidades da Amazônia, como Humaitá, Lábrea, Porto Velho, Maués, Parintins, Tefé, Carauari, Eirunepé, Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira Coari, Fonte Boa, Tabatinga, Ipiranga Vila Bittencourt, Borba, Novo Aripuanã, Boca do Acre, Rio Branco, Tarauacá, Cruzeiro do Sul, Itaituba, Santarém, Altamira, Belém, Costa Marques, Guajará Mirim, São Paulo de Olivença e Manaus.
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Rico Linhas Aéreas é especializada em voar na Amazônia
da Folha Onlinee da Agência Folha
A Rico Linhas Aéreas é uma companhia aérea regional, especializada em voar na Amazônia. A empresa tem uma frota com 10 aviões e cerca de 220 funcionários -190 em sua sede em Manaus (Amazonas) e outras 90 espalhadas em suas bases na Amazônia.
Segundo a Rico, sua frota é composta por quatro aviões Bandeirantes, cinco Brasílias, e um Caravan Anfíbio.
Foi homologada em 1996 como linha aérea regional, mas sua história é mais antiga. Em 1952, o imigrante turco Munur Yurtsever, conhecido como comandante Mickey, que trabalhava como mecânico aeronáutico em Xavantina (MT), comprou um avião e começou a operar na região. A empresa surgiu com uma base de monomotores que transportava o ouro retirado das áreas de garimpo da região.
Nos anos 60, Mickey montou uma pequena empresa de transporte aéreo para atender garimpos em Rondônia, a Rico (Rondônia Indústria e Comércio), com sede em Porto Velho.
Durante a construção da Rodovia Transamazônica, no inicio da década de 70, a empresa mudou sua sede para Manaus, de onde prestou serviços às construtoras Camargo Corrêa, Rabelo e Queiroz Galvão, que operavam na abertura da estrada.
Em 1974, com o início da prospecção de petróleo e gás natural, a empresa manteve um contrato com a Petrobrás que durou oito anos, utilizando aeronaves DC-3 e E-820.
Nessa época a Rico tornou-se o maior operadora privado de DC-3 do mundo, com 23 aeronaves desse tipo em operação.
Hoje, a Rico liga as principais cidades da Amazônia, como Humaitá, Lábrea, Porto Velho, Maués, Parintins, Tefé, Carauari, Eirunepé, Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira Coari, Fonte Boa, Tabatinga, Ipiranga Vila Bittencourt, Borba, Novo Aripuanã, Boca do Acre, Rio Branco, Tarauacá, Cruzeiro do Sul, Itaituba, Santarém, Altamira, Belém, Costa Marques, Guajará Mirim, São Paulo de Olivença e Manaus.
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