Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/09/2002 - 13h03

Pesquisa revela que 29% da população do Nordeste já usou drogas

da Folha Online

Levantamento domiciliar realizado pela Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) e o Cebrid (Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas) -órgão vinculado à Escola de Medicina da Universidade Federal de São Paulo- revela que 29% da população do Nordeste já usou algum tipo de droga ilícita, o que corresponde a quase um terço da população.

Já a região Norte apresenta o menor índice de usuários de drogas do país, com 15,9% da população.

Ainda conforme a pesquisa, a população, em geral, conhece o tratamento e os efeitos da dependência de drogas. O maior consumo se concentra na faixa dos 15 aos 25 anos.

Entre outros números, o levantamento indica que 11,2% da população brasileira é dependente de bebidas alcóolicas, 9% de tabaco e 1% de maconha.

A pesquisa, divulgada hoje em Brasília, foi feita com 8.589 pessoas de 12 a 65 anos, entre outubro e dezembro de 2001, nas 107 maiores cidades do país (com mais de 200 mil habitantes).

Foram questionados, por exemplo, se é fácil adquirir a droga, se o usuário compra drogas e se é abordado com frequência por vendedores. Também foram abordados os riscos associados ao uso (envolvimento em acidentes ou prática de violência por estar sob efeito de algum entorpecente) e tratamentos.

  • Com Agência Brasil

    Leia mais:

  • Maioria diz ser 'muito fácil' comprar maconha no país, diz pesquisa
  • Pesquisa aponta que 11,2% dos brasileiros são dependentes de álcool

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página