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13/09/2002
-
09h44
O Plano Diretor é uma lei municipal, aprovada na Câmara por maioria qualificada (dois terços dos votos) que propõe diretrizes para a ocupação urbana da cidade a médio e longo prazos.
Zoneamento
Como é
A cidade é dividida em 19 zonas, em que o tipo de uso (indústria, residência etc.) e o potencial construtivo (tamanho da área construída, número de pavimentos etc.) variam de acordo com a zona
Como será
Serão apenas três zonas: residencial, mista (residencial, comércio e serviços e industrial de comércio não incômodo) e industrial. Nas duas últimas, as construtoras poderão obter concessões para construir além do permitido por meio do pagamento de taxas, da compra de títulos municipais ou de investimento na infra-estrutura urbana. Mudanças pontuais e específicas de zoneamento serão discutidas posteriormente pelas Subprefeituras, que devem ouvir representantes da sociedade civil.
Áreas verdes
Como é
21 parques públicos, 4,6 metros de áreas verdes por habitante
Como será
Construção de parques lineares, ou parques-avenidas, ao longo de 700 km de vias. Criação de um circuito de ciclovias ligando os parques públicos. Criação de um parque nas margens das represas.
Transporte coletivo
Como é
44 km de metrô. Corredores de ônibus escassos e não-conectados. Ligações metrô-trem escassas (apenas na estação Brás do metrô). Bilhetes variados para cada tipo de transporte
Como será
Integração de todos os sistemas, com bilhete único. Linhas-tronco de ônibus com corredores próprios por toda a cidade. Acesso de trem para Cumbica. Pelo menos cinco pontos de integração metrô-trem-ônibus. Criação de 15 terminais de ônibus até 2004
Sistema viário
Como é
Ligações radias leste-oeste e norte-sul, baixa quantidade de vias interbairros, falta de ligações norte-sul na zona leste e leste-oeste na zona norte
Como será
Criação de cerca de 30 novas avenidas interbairros. Aproveitamento de terrenos públicos ocupados por linhas de alta-tensão para construir as vias. Execução de cerca de 40 intervenções pontuais (alargamento de pista, mudança de semáforos e alças de acesso etc.) para melhor o tráfego na cidade
Habitação
Como é
2,8 milhões de pessoas morando em habitações precárias; esvaziamento de bairros centrais e superpopulação da periferia
Como será
Criação de 15 novos pólos na periferia e promoção da reidustrialização de outros. Aumento do número de operações urbanas, em que a prefeitura dá concessões na Lei de Zoneamento às empresas em troca de investimento em infra-estrutura e habitação de interesse social. Hoje, há quatro. Até 2010, poderão ser, pelo menos, 16.
Leia mais:
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Saiba o que é o Plano Diretor de São Paulo
da Folha OnlineO Plano Diretor é uma lei municipal, aprovada na Câmara por maioria qualificada (dois terços dos votos) que propõe diretrizes para a ocupação urbana da cidade a médio e longo prazos.
Zoneamento
Como é
A cidade é dividida em 19 zonas, em que o tipo de uso (indústria, residência etc.) e o potencial construtivo (tamanho da área construída, número de pavimentos etc.) variam de acordo com a zona
Como será
Serão apenas três zonas: residencial, mista (residencial, comércio e serviços e industrial de comércio não incômodo) e industrial. Nas duas últimas, as construtoras poderão obter concessões para construir além do permitido por meio do pagamento de taxas, da compra de títulos municipais ou de investimento na infra-estrutura urbana. Mudanças pontuais e específicas de zoneamento serão discutidas posteriormente pelas Subprefeituras, que devem ouvir representantes da sociedade civil.
Áreas verdes
Como é
21 parques públicos, 4,6 metros de áreas verdes por habitante
Como será
Construção de parques lineares, ou parques-avenidas, ao longo de 700 km de vias. Criação de um circuito de ciclovias ligando os parques públicos. Criação de um parque nas margens das represas.
Transporte coletivo
Como é
44 km de metrô. Corredores de ônibus escassos e não-conectados. Ligações metrô-trem escassas (apenas na estação Brás do metrô). Bilhetes variados para cada tipo de transporte
Como será
Integração de todos os sistemas, com bilhete único. Linhas-tronco de ônibus com corredores próprios por toda a cidade. Acesso de trem para Cumbica. Pelo menos cinco pontos de integração metrô-trem-ônibus. Criação de 15 terminais de ônibus até 2004
Sistema viário
Como é
Ligações radias leste-oeste e norte-sul, baixa quantidade de vias interbairros, falta de ligações norte-sul na zona leste e leste-oeste na zona norte
Como será
Criação de cerca de 30 novas avenidas interbairros. Aproveitamento de terrenos públicos ocupados por linhas de alta-tensão para construir as vias. Execução de cerca de 40 intervenções pontuais (alargamento de pista, mudança de semáforos e alças de acesso etc.) para melhor o tráfego na cidade
Habitação
Como é
2,8 milhões de pessoas morando em habitações precárias; esvaziamento de bairros centrais e superpopulação da periferia
Como será
Criação de 15 novos pólos na periferia e promoção da reidustrialização de outros. Aumento do número de operações urbanas, em que a prefeitura dá concessões na Lei de Zoneamento às empresas em troca de investimento em infra-estrutura e habitação de interesse social. Hoje, há quatro. Até 2010, poderão ser, pelo menos, 16.
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