Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/09/2002 - 04h51

Praça perto do antigo prédio do Dops vai simbolizar a paz em SP

DAGUITO RODRIGUES
da Folha de S.Paulo

São Paulo vai ser a primeira cidade do mundo a ter uma praça pela Paz Mundial. A ONG italiana Centro Internazionale Crocevia e a brasileira Movimento Mídia da Paz criaram o projeto que pretende inaugurar nos próximos meses praças em várias cidades do mundo, todas com esse mesmo nome, traduzido em diferentes idiomas.

Amanhã, ela será inaugurada de forma simbólica no centro, na frente do Museu do Imaginário do Povo Brasileiro, o antigo Departamento de Ordem Política e Social (Dops) -órgão de repressão política do regime militar.

"Está no meio da "cracolândia" e perto de um antigo palco da tortura", disse Oriana White, 51, coordenadora do projeto.

Ela contou que a idéia surgiu após pesquisa de 2001 constatar que, para a maioria das pessoas, a paz está ligada a imagens vagas, como pombas brancas e campos.

Para acabar com essa idéia, o projeto do arquiteto Nelson Dupré, responsável pela restauração do prédio do Dops e da Estação Júlio Prestes, prevê a construção de um prisma de vidro de 5 m de altura e de um espelho d'água. Durante o dia, uma sombra colorida será projetada no chão pela luz no sol. À noite, frases iluminadas surgirão no vidro. "Acho que a paz é transparente, forte e tem movimento", disse Dupré.

Dentro do prisma, será colocada uma pedra da Igreja de São Francisco de Assis, na Itália. Todas as praças do projeto deverão receber uma pedra de lá.

"O posicionamento do prisma é sensacional, pois está diante de onde ficavam os cárceres", disse Dupré. Segundo ele, também haverá dois espaços para shows e pequenas áreas de convivência, onde as pessoas poderão se reunir para debater e organizar eventos culturais. A vegetação da praça será toda iluminada, dispensando a instalação de postes e luminárias.

O projeto das ONGs também prevê uma agência pela paz internacional, com banco de notícias e programas ligados ao tema.

O evento de amanhã é gratuito e está marcado para as 10h30. Haverá a participação de grupos de dança, música, artes e esportes, além de shows de Chico César e Arnaldo Antunes. Soninha e Serginho Groisman serão os apresentadores.

A construção da praça deve começar nas próximas semanas e tem duração prevista de um ano e meio. A obra será financiada pela iniciativa privada.

As próximas cidades que devem receber as praças são Rio de Janeiro, Brasília, Cuiabá e Vitória.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página