Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/10/2002 - 08h22

Polícia monta esquema especial para depoimento de Elias Maluco

MILENA BUOSI
da Folha Online

A Polícia Militar do Rio montou um esquema especial de escolta para o traficante Elias Pereira da Silva, o Elias Maluco, que prestará depoimento à Justiça hoje. O depoimento, na 34ª Vara Criminal, no Fórum do Rio, na região central, está previsto para as 13h.

Elias Maluco será ouvido em um processo sobre envolvimento com o tráfico. No processo, outras 20 pessoas são mencionadas. Entre elas, o cantor Marcelo Pires Vieira, o Belo.

Elias Maluco é acusado do assassinato do jornalista Tim Lopes, em junho. Ao prestar depoimento pela primeira vez à Justiça, no dia de sua prisão, ele negou que tivesse participado do assassinato do jornalista. Disse que no dia do crime estava viajando.

Elias Maluco disse ainda que não era traficante e que trabalhava como pintor de carros.

O traficante está preso no Batalhão da Tropa de Choque da PM, no centro da cidade.

Ontem, a polícia teve de usar balas de borracha e bombas de gás lacrimogêneo para conter um tumulto promovido por traficantes da facção CV (Comando Vermelho), que reclamaram do calor nas celas _eles queriam ventiladores_ e da proibição de visitas.

Segundo a polícia, participaram do motim os traficantes My Thor, Gigante, Chapolim e Marcinho VP. Eles destruíram parcialmente a cela onde estão detidos. Os traficantes derrubaram uma chapa de latão que ficava junto à grade e parte das divisórias que os separavam dentro da cela. Ainda de acordo com a polícia, Elias Maluco e Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, não participaram da rebelião.

Esquema

Segundo o major Frederico Caldas, relações públicas da PM do Rio, participarão da escolta entre o batalhão e o fórum policiais da Tropa de Choque, do Bope (Batalhão de Operações Especiais) e do GTM (Grupamento Tático de Motociclistas). O número de policiais não foi revelado.

"A quantidade de homens e o trajeto não será divulgado por medidas de segurança", disse.

Prisão

Elias Maluco foi preso em 19 de setembro, no complexo do Alemão, zona norte do Rio. No local, dominado pelo CV, morreu Tim Lopes. Ele realizava uma reportagem para a TV Globo sobre baile funk, venda de drogas e aliciamento de menores na região.

O traficante foi preso após uma megaoperação da Polícia Civil no complexo, que envolveu 500 policiais que se revezavam em dois turnos. Não houve troca de tiros no momento da prisão.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página