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29/07/2000 - 12h55

Para Covas, acidente pode estar relacionado com falha no sistema elétrico

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PEDRO SOARES,
da Folha Online

O problema que pode ter causado o acidente em Perus estaria relacionado à rede elétrica de cabos que serve os trens e com o pantógrafo _que liga o trem à rede_, e não aos trilhos e às composições. A avaliação foi feita pelo governador de São Paulo, Mário Covas.

Covas comentou ainda que todos os recursos para frear o trem foram utilizados. Primeiro o freio elétrico, depois o pneumático, e por último o sistema mecânico (colocação de calços).

Para ele, isto pôde ser comprovado pela atitude do maquinista de descer do trem e tentar freá-lo o trem com os calços.

Covas comparou o acidente à um caminhão desenfreado em uma ladeira. A estação de Perus está em um local mais baixo do que a do Jaraguá, de onde o trem vinha até se chocar ao que estava parado em Perus _devido à possível falha no sistema de energia elétrica da estação.

Segundo as primeiras informações, desde a estação do Jaraguá até a de Perus, as composições levaram cerca de 13 minutos. Questionado se este tempo seria suficiente para evitar o acidente, Covas respondeu que é difícil avaliar, mas que os funcionários da estação tentaram _por meio de alerta sonoro_ controlar a situação.

Leia tudo sobre o desastre em Perus em nossa Página Especial

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