Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/10/2002 - 20h46

Incêndio volta a atingir área de proteção ambiental do Carmo, em SP

LÍVIA MARRA
CARLOS FERREIRA
da Folha Online

Um incêndio voltou a atingir hoje a APA (Área de Proteção Ambiental) que abriga o Parque do Carmo, na zona leste de São Paulo.

O fogo começou ontem, por volta das 12h15, e havia sido controlado por volta da 1h desta quarta-feira. O incêndio recomeçou no início da tarde. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 12h30.

A área atingida pelo incêndio ainda não foi divulgada. O parque é de responsabilidade da prefeitura e o governo do Estado responde pela APA.

Segundo os bombeiros, a baixa umidade do ar contribui para que o incêndio se alastre.

O fogo também recomeçou hoje na reserva florestal da Serra do Japi, segundo a Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Ontem, o incêndio mobilizou o Corpo de Bombeiros de Jundiaí, Cabreúva e Itu, além da Polícia Ambiental, Defesa Civil e a Guarda Municipal de Jundiaí, das 7h às 18h.

Umidade do ar
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) registrou às 15h de ontem, na estação meteorológica do aeroporto de Ribeirão Preto (314 km de SP), 7% de umidade relativa do ar, o índice mais baixo da história no país.

Hoje, o calor continuou sobre a capital paulista. O Inmet registrou 35,2º C como sendo a máxima do dia. A umidade relativa do ar chegou a 23%.

A umidade relativa do ar é medida pela quantidade de vapor d'água em um determinado volume de ar. Ela é expressa em porcentagem: 0%, para nenhum vapor de água; 100%, para quando o volume de ar analisado estiver saturado, quando o ar não puder mais absorver vapor de água. A umidade relativa do ar de hoje em São Paulo, por exemplo, chegou a 23%.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página