Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/10/2002 - 14h04

Decreto oficializa responsabilidade da Segurança do Rio por Bangu

LÍVIA MARRA
da Folha Online

Decreto da governadora do Rio, Benedita da Silva, oficializa o gerenciamento e a administração da Penitenciária Laércio da Costa Pelegrino, conhecida como Bangu 1, para a Secretaria de Segurança Pública do Estado. O decreto foi publicado ontem no Diário Oficial.

A penitenciária era responsabilidade da Secretaria de Justiça até a rebelião de 11 de setembro, que durou 23 horas e terminou com quatro rivais do CV (Comando Vermelho) assassinados. A unidade foi parcialmente destruída e passou por obras.

Durante a reforma de Bangu 1, os traficantes Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar -que liderou o motim-, Márcio dos Santos Nepomuceno, o Marcinho VP, Marcos Marinho dos Santos, o Chapolim, Marco Antônio Firmino da Silva, o My Thor, e Márcio Silva Macedo, o Gigante, foram transferidos para o Batalhão de Choque da Polícia Militar, no centro do Rio. Todos são integrantes do CV.

Celso Luiz Rodrigues, o Celsinho da Vila Vintém, ferido durante a rebelião de setembro, ficou no Comando de Policiamento do Interior, em Niterói. Celsinho da Vila Vintém é integrante da ADA (Amigos dos Amigos), facção rival ao CV.

Retorno
Os traficantes Elias Pereira da Silva, o Elias Maluco, e Marcos Antônio da Silva Tavares, o Marquinho Niterói, também estavam detidos no Batalhão de Choque da PM.

Todos voltaram para Bangu 1 no início da manhã de sábado (26). A transferência ocorreu dois dias após a localização de dois celulares na cela que era ocupada por Elias Maluco e Marquinho Niterói.

Os oito criminosos ocuparão celas individuais e serão monitorados por câmeras durante a maior parte do tempo, conforme o governo do Estado.

A penitenciária ganhou, entre outros recursos de segurança, bloqueador de celular para dificultar a comunicação e planos de ação dos criminosos.

Leia mais sobre o tráfico no Rio

Leia também:

  • Entre novas mendidas de segurança, Bangu passará a ter prefeitura
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade