Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/11/2002 - 16h52

Fome e mar bravo matam mais de 100 pinguins no Sul do país

LÍVIA MARRA
da Folha Online

Mais de cem pinguins foram encontrados mortos hoje em um trecho da praia do Cassino, no Rio Grande do Sul (RS). Também foram encontrados um elefante marinho, duas toninhas e uma tartaruga.

A necropsia feita em 30 dos animais recolhidos mostrou que a fome e o mar agitado provocaram, por afogamento, as mortes, segundo o veterinário Leonardo Bertacco, do Centro de Recuperação de Animais Marinhos, do Museu Oceanográfico da Fundação Universidade Federal do Rio Grande.

"Eles estavam com o estômago vazio e foram surpreendidos por um temporal. A fome e o mar bravo agravou o problema", afirmou.

Equipes percorrem o litoral desde as 8h para tentar localizar outros animais.

A região foi atingida pelo mau tempo nos dois últimos dias. Com a melhora do tempo, "o mar colocou [os animais] para fora", disse Bertacco. Todos foram encontrados em um trecho de aproximadamente dez quilômetros.

Os pinguins, com o final da época de reprodução -em abril, aproximadamente-, são levados pelas correntes marítimas da região da Patagônia para o Norte em busca de comida.

O veterinário acredita que o bando foi surpreendido pelo temporal quando voltava para a colônia. "Começam a voltar em agosto", disse.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página