Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/08/2000 - 13h12

Falha em comunicação pode ter causado acidente com trem em Perus

Publicidade

FABIANE LEITE
da Folha Online

Um dos maquinistas envolvido no choque de trens que matou nove pessoas e deixou outras 115 feridos em Perus, região noroeste de São Paulo, disse em seu depoimento à polícia que uma falha de comunicação pode ter causado o acidente.

A versão do maquinista contraria as informações prestadas pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que diz ter conseguido comunicar a possibilidade de colisão.

O maquinista José Fernando (o sobrenome ainda não foi divulgado)disse que não recebeu a comunicação de que havia um outro trem, desgovernado, em direção a sua composição, que estava parada na estação de Perus.

De acordo com José Fernando , o aviso para que os passageiros deixassem o trem só foi feito três minutos antes da colisão. Até então, as portas do trem estariam fechadas. Apesar da falta de energia no sistema, ele disse que havia força ainda para abrir as portas.

Já o maquinista Osvaldo Pierucci disse que tentou por duas vezes calçar o seu trem, que acabou batendo no outro veículo que estava na estação.

Na primeira ocasião, ele conseguiu ficar parado por 1h40, mas depois o trem começou a se movimentar com trancos e ele desceu da composição para buscar um novo calço, quando o veículo saiu desgovernado.

Pierucci disse que comunicou o problema duas vezes ao Centro de Operações da CPTM. Ele também disse que seria necessário um outro tipo de calço dentro da composição para que ele não tivesse de sair do trem para buscar um meio de "segurar" o veículo.

Neste momento o chefe da estação de Perus, Eliseu Fernandez, presta depoimento no 46º DP (Perus).

Clique aqui para ler mais notícias sobre o acidente em Perus na Folha Online.

Leia mais notícias de cotidiano na Folha Online

Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página